O setor de materiais de construção registrou alta de 0,5% no faturamento em junho, em comparação ao mês anterior, segundo dados divulgados pela Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat). Na comparação anual, o crescimento foi de 1,1% em relação a junho de 2024.
Para 2025, a Abramat projeta uma expansão de 2,8% no faturamento, superando o desempenho do ano anterior. O presidente da associação, Paulo Engler, destacou que “o Índice Abramat mostra um cenário de leve retomada, impulsionado principalmente pelos materiais básicos. A expectativa de crescimento de 2,8% no ano demonstra resiliência do setor, mesmo diante de desafios macroeconômicos e da cautela do mercado. O foco da Abramat será seguir apoiando a indústria na construção de um ambiente mais competitivo e sustentável, com previsibilidade e diálogo institucional”.
O desempenho reflete a retomada de obras e investimentos em infraestrutura e habitação, apesar do cenário econômico ainda marcado pela inflação e juros altos. O crescimento mais pronunciado dos materiais básicos indica que o setor se beneficia da retomada de obras mais pesadas, como pavimentação e construção civil em larga escala.
O otimismo da Abramat também está vinculado à estratégia de fortalecer a competitividade da indústria, com iniciativas voltadas à sustentabilidade, inovação e diálogo institucional para reduzir barreiras regulatórias e ampliar o acesso a financiamentos.


