Polícia Civil deflagra operação contra quadrilha que aplicava golpes de empréstimo consignado em idosos

A Polícia Civil do Rio de Janeiro realizou nesta quarta-feira (16) uma operação para desarticular uma quadrilha especializada em fraudes envolvendo empréstimos consignados. A ação, conduzida pela Delegacia do Consumidor (Decon), teve como alvos integrantes do grupo que aplicava golpes principalmente em idosos. Foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão na capital, Baixada Fluminense e Costa Verde, além do bloqueio judicial de R$ 500 mil nas contas bancárias dos suspeitos.

As investigações revelaram que os criminosos tinham acesso a dados pessoais das vítimas e ofereciam falsas propostas de quitação de dívidas, com promessas de vantagens atrativas. Após convencerem os idosos a realizar novos contratos, afirmando que os débitos anteriores estariam liquidados, os golpistas se apropriavam dos valores. O golpe só era descoberto no mês seguinte, quando a parcela do novo empréstimo começava a ser descontada na folha de pagamento das vítimas.

Pelo menos quatro vítimas procuraram a Polícia Civil para relatar o esquema. O governador Cláudio Castro comentou a ação e destacou o empenho das forças de segurança em proteger a população idosa do estado. “A Polícia Civil tem atuado com firmeza para combater as organizações que cometem esses crimes cruéis contra os idosos, que são as pessoas mais vulneráveis. Vamos seguir trabalhando com inteligência e planejamento para proteger a população da terceira idade, que contribuiu e ainda contribui muito para a sociedade”, afirmou.

A operação marca mais uma etapa na estratégia do Governo do Estado para coibir crimes financeiros e reforçar a segurança e a proteção dos consumidores fluminenses, em especial dos mais vulneráveis.

Mais Matérias

Pesquisar...