No dia 22 de julho, Araruama será palco de um importante momento de reflexão e construção coletiva: a I Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres. Com o tema “Mais democracia. Mais igualdade e mais conquistas para todas”, o evento será realizado das 8h às 17h no Centro de Convenções, na Praça Menino João Hélio, no Centro da cidade.
Organizada pela Prefeitura de Araruama, por meio da Superintendência de Defesa da Mulher, a conferência reunirá especialistas, autoridades, lideranças femininas e representantes da sociedade civil. O objetivo é ampliar o diálogo sobre os direitos das mulheres, ouvir as demandas locais e formular propostas que influenciem as políticas públicas em nível municipal, estadual e nacional.
Além de ser um espaço de debate e escuta ativa, a conferência também servirá como etapa preparatória para a Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, com a eleição das delegadas que representarão o município.
A programação inclui momentos de reflexão, apresentações culturais e debates fundamentais para o fortalecimento da cidadania feminina:
Programação completa:
- 08h00 – Credenciamento e coffee-break
- 09h00 – Composição da mesa das autoridades
- 10h00 – Apresentação cultural com a poetisa Rosemere Caetano
Palestras:
- 10h15 – Sustentabilidade e cuidado da mulher
Palestrantes: Sandra Barbosa, Elisabete Oliveira e Danielle Adonni - 11h00 – Combate à violência contra as mulheres
Palestrante: Marisa Chaves de Souza - 11h45 – Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres
Palestrante: Edna Calheiros - 12h10 – Quem cuida também precisa ser cuidada
Palestrante: Andreza Tuler - 12h30 – Almoço
Tarde de debates e decisões coletivas:
- 14h00 – Divisão dos grupos para debates dos eixos temáticos e elaboração de propostas
- 16h00 – Retorno à plenária para votação das propostas nas três instâncias (municipal, estadual e nacional)
- 16h30 – Votação das delegadas para a Conferência Estadual
- 17h00 – Coffee-break e encerramento
Aberta ao público, a conferência marca um avanço no compromisso de Araruama com a equidade de gênero, a representatividade feminina e a justiça social. A expectativa é de que o encontro resulte em ações efetivas que garantam mais direitos e oportunidades para todas as mulheres do município.


