“Dia dos Namorados Sem Violência” leva amor consciente às ruas de São João de Meriti

Na manhã da última quinta-feira (12), a Praça da Matriz, no coração de São João de Meriti, foi tomada por um clima de amor — mas não apenas de romance. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania e Direitos Humanos, promoveu o evento “Dia dos Namorados Sem Violência”, uma ação que uniu afeto, arte e conscientização social. A iniciativa foi organizada pela Subsecretaria Municipal da Mulher em parceria com o Sesc São João de Meriti.

Foto: Gilberto Rocha / ASCOM SJM

O objetivo foi claro: transformar o Dia dos Namorados em uma oportunidade para refletir sobre os relacionamentos e combater, com informação e empatia, a violência que muitas vezes se esconde sob a aparência de amor.

Amor com respeito, não com controle

Durante o evento, a população teve acesso a diversas atividades lúdicas e educativas. Casais puderam eternizar o momento na cabine de fotos 360º e levar para casa mudas de suculentas, símbolo do cuidado necessário nas relações. A ação contou ainda com oficinas de artesanato, produção de flâmulas e um cantinho de leitura dedicado aos direitos das mulheres.

“Hoje falamos de amor de forma consciente, com responsabilidade e proteção. O ‘Dia dos Namorados Sem Violência’ é uma ação de acolhimento, mas também de alerta para que ninguém confunda ciúme com cuidado, controle com carinho. Amor de verdade não machuca”, destacou a vice-prefeita e secretária municipal de Cidadania e Direitos Humanos, Dra. Letícia Costa. Ela também agradeceu o apoio da Guarda Civil Municipal durante toda a programação.

Conscientizar para prevenir

A subsecretária da Mulher, Ruth Tebaldi, destacou o caráter educativo da ação. “A violência no namoro ainda é silenciada por muitas jovens e mulheres adultas. Essa ação também carrega um papel educativo para prevenir casos futuros e garantir que todas saibam reconhecer os sinais e onde buscar ajuda no município”, afirmou.

A mensagem foi reforçada através do contato direto com a população. Equipes distribuíram material informativo e conversaram com mulheres e homens sobre os sinais de relacionamentos abusivos e a importância de se construir laços saudáveis, baseados no diálogo e na confiança.

Histórias que inspiram

Entre os casais presentes, José e Maria Carvalho, casados há 31 anos, encantaram pela simplicidade e pela parceria. “A base do nosso relacionamento sempre foi de parceria, respeito e confiança. Gostei muito de poder fazer esses registros e celebrar mais um ano juntos”, disse Maria, ao sair da cabine de fotos com o marido.

A ação foi mais uma iniciativa que reforça o compromisso da Prefeitura de São João de Meriti com os direitos das mulheres e a promoção de uma cultura de paz e respeito nos relacionamentos.

Porque, como lembrou a vice-prefeita, amor de verdade não machuca.

Mais Matérias

Pesquisar...