Avanços marcam compromisso da gestão municipal com famílias em situação de vulnerabilidade e defesa dos direitos de crianças e adolescentes
A cidade de Paracambi deu um importante passo na área da assistência social neste sábado (24) com a inauguração de duas novas unidades públicas no bairro Guarajuba: o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e a nova sede do Conselho Tutelar. As iniciativas reforçam o compromisso da gestão do prefeito Andrezinho Ceciliano (PT) com a descentralização dos serviços e o fortalecimento da rede de proteção social no município.
A cerimônia de inauguração contou com a presença do prefeito Andrezinho, do secretário municipal de Assistência Social, Welington Braga, e do secretário de Assuntos Parlamentares da Secretaria de Relações Institucionais do Governo Federal, André Ceciliano. Em discurso, o prefeito destacou a importância da descentralização dos serviços públicos: “Queremos que bairros como Guarajuba e Bom Jardim se tornem modelos de desenvolvimento urbano e social em nossa cidade”.
O novo CRAS surge como uma ferramenta estratégica para ampliar o acesso da população a mais de 30 programas sociais vinculados ao governo federal. Considerado a porta de entrada das políticas públicas voltadas a famílias em situação de vulnerabilidade, o equipamento passa a atender em uma das regiões que mais crescem em Paracambi, facilitando o acesso a benefícios, serviços e atendimentos especializados.
Durante o evento, André Ceciliano lembrou que a primeira unidade do CRAS no município foi criada durante sua gestão como prefeito, e ressaltou a continuidade dos investimentos sociais como forma de promover dignidade: “É um orgulho estar aqui em um bairro que ajudamos a construir e ver que obras de melhorias e assistência social estão chegando para trazer cada vez mais dignidade para o nosso povo”.
Além do CRAS, a nova sede do Conselho Tutelar foi entregue com uma estrutura moderna e mais adequada ao trabalho dos conselheiros, garantindo melhores condições de atendimento às demandas envolvendo crianças e adolescentes. O novo espaço busca proporcionar mais agilidade e eficiência no acompanhamento de situações que envolvem violações de direitos.
As duas novas unidades representam um avanço significativo na política de assistência social da cidade. Para a gestão municipal, os investimentos reforçam o compromisso com o cuidado integral da população, especialmente daqueles que mais precisam. Em tempos de desafios sociais, Paracambi aposta na proximidade, na estruturação e no atendimento humanizado para fortalecer a rede de proteção e garantir direitos.
4o