Cristina de Orleans e Bragança morre aos 74 anos em Petrópolis, tataraneta de Dom Pedro II

Faleceu nesta quinta-feira (15), aos 74 anos, Cristina de Orleans e Bragança, bisneta da princesa Isabel e tataraneta do imperador Dom Pedro II. Internada no Hospital da Unimed, em Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, onde se recuperava de uma cirurgia abdominal, Cristina sofreu uma parada cardiorrespiratória e não resistiu.

Natural de Petrópolis, cidade marcada pela história do Império no Brasil, Cristina era filha de Dom Pedro Gastão de Orleans e Bragança e irmã de Francisco de Orleans e Bragança. Ela era casada com Antônio Marinho e deixa duas filhas, Anna Teresa e Paola Maria, além de um neto.

Trajetória discreta e amor pelos animais

Apesar de pertencer a uma das famílias mais tradicionais da história brasileira, Cristina teve uma vida marcada pela discrição e pelo compromisso com a ciência e a natureza. Formou-se em Biologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e dedicou grande parte de sua vida à área ambiental.

Na aposentadoria, viveu no distrito de Itaipava, também em Petrópolis, onde cultivava sua paixão por cavalos — uma herança afetiva do pai, que também era entusiasta da equitação. Fotografias do acervo da família mostram momentos de lazer e carinho com os animais.

Último adeus

O velório de Cristina de Orleans e Bragança está marcado para este sábado (17), na funerária Oswaldo Cruz, em Petrópolis. O sepultamento acontecerá no mesmo dia, no Cemitério Municipal da cidade.

Com sua partida, encerra-se mais um capítulo da família imperial brasileira, que, mesmo após a Proclamação da República, continua despertando interesse e reverência em parte da sociedade.

Mais Matérias

Pesquisar...

Acessar o conteúdo