É fake: vídeo que mostra imagem de Nossa Senhora Aparecida ao lado do Cristo Redentor foi feito com computação gráfica

Publicações nas redes sociais afirmam que a projeção foi feita com drones em homenagem ao Dia das Mães, mas vídeo é criação digital de produtora independente

Um vídeo que circula amplamente nas redes sociais mostra uma suposta projeção luminosa da imagem de Nossa Senhora Aparecida ao lado do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. As postagens, que somam centenas de milhares de visualizações, afirmam que a cena foi produzida com drones como uma homenagem ao Dia das Mães, celebrado no domingo (11). No entanto, a informação é falsa.

O vídeo em questão, apesar de impressionante, não registra um evento real. A imagem de Nossa Senhora foi criada com efeitos de computação gráfica (CGI) por uma equipe de produção independente, responsável pelo projeto do filme “Aparecida”, que ainda está em fase de captação de recursos.

Segundo a equipe do projeto, a cena foi desenvolvida como uma “ação simbólica de Dia das Mães, pensada para emocionar e apresentar ao público o projeto de filme sobre Nossa Senhora Aparecida”. Não houve qualquer projeção de luzes com drones, como sugerem as postagens nas redes.

A informação foi confirmada pela equipe tanto a produtora do vídeo quanto o Santuário Cristo Redentor, responsável pela administração do monumento. Ambas as fontes negaram a realização de qualquer projeção real no céu da cidade.

“O vídeo não mostra uma projeção real com drones — a imagem foi criada com efeitos visuais em CGI. A produção é independente e está em fase de captação”, informou a produtora.

O Santuário do Cristo Redentor também esclareceu que a administração do monumento não participou da ação e que o material divulgado não teve aprovação da equipe de comunicação: “A imagem [de Nossa Senhora Aparecida] não é real e não teve aprovação, até esse momento, da nossa equipe de comunicação”.

A disseminação do vídeo gerou repercussão entre católicos e admiradores da fé mariana, muitos dos quais compartilharam o conteúdo acreditando que se tratava de uma homenagem oficial. O episódio reforça a importância da checagem de informações antes de compartilhá-las, especialmente em datas simbólicas e envolvendo figuras religiosas de grande devoção nacional.

Mais Matérias

Pesquisar...