O INSS vai devolver R$ 292,699 milhões para aposentados e pensionistas que tiveram descontos indevidos em abril, mesmo depois do bloqueio de sindicatos e associações. A devolução vai ocorrer entre 26 de maio e 6 de junho.
Os descontos ainda ocorreram porque a folha já havia sido rodada, mesmo após a Operação Sem Desconto. Essa é a primeira etapa do repasse dos recursos.
Já sobre os descontos indevidos dos últimos cinco anos, o INSS vai começar na próxima terça-feira a notificar aposentados e pensionistas para que eles reconheçam ou não esse débito. O aviso chegará pelo aplicativo Meu INSS e não é preciso entrar em contato com nenhuma associação.
Essa intermediação será feita pelo próprio INSS que vai cobrar das associações os recursos para repassar aos prejudicados. Para isso, serão bloqueados os bens de 12 associações.
Em caso de dúvida, ligue no 135. Lembrando que o sistema ficará aberto indefinidamente, ou seja, não há prazo para contestar os descontos. Não precisa, portanto, correria.
As associações e sindicatos terão 15 dias úteis para comprovar o vínculo com o segurado ou devolver o dinheiro. O INSS fará o pagamento automaticamente, por meio de folha suplementar.