Habemus Papam: Igreja Católica tem um novo Papa

Uma nova era acaba de começar para a Igreja Católica. Às 13h (horário de Brasília), a tão aguardada fumaça branca surgiu da chaminé da Capela Sistina, anunciando ao mundo que os cardeais eleitores reunidos em conclave chegaram a um consenso: a Igreja Católica tem um novo Papa.

O sinal, aguardado com expectativa por fiéis de todo o mundo, confirmou que o sucessor de Sua Santidade, o Papa Emérito Francisco, foi escolhido após dias de intensas votações no conclave. Em questão de minutos, milhares de pessoas que lotavam a Praça de São Pedro explodiram em aplausos, orações e lágrimas, num misto de emoção, fé e alívio.

O nome do novo Pontífice ainda não foi anunciado oficialmente. Segundo o protocolo do Vaticano, o cardeal protodiácono, Giovanni Battista Re, fará a tradicional proclamação “Habemus Papam” da sacada central da Basílica de São Pedro nas próximas horas. O novo Papa, em seguida, deverá aparecer para dar sua primeira bênção “Urbi et Orbi” — à cidade e ao mundo.

As atenções do mundo inteiro agora se voltam para Roma. Fiéis e líderes religiosos aguardam com ansiedade para conhecer o nome e a origem do novo chefe da Igreja Católica, que assumirá a missão de guiar mais de 1,3 bilhão de católicos pelo mundo.

A reportagem segue em atualização assim que o Vaticano divulgar o nome do novo Papa.

Mais Matérias

Pesquisar...