Copom aumenta taxa básica de juros de 14,25% para 14,75% ao ano

O Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, aumentou a taxa básica de juros, a Selic, em meio ponto percentual, passando de 14,25% para 14,75% ao ano. Entre os motivos da alta, estão o ambiente externo que se mostra adverso, principalmente pela política econômica dos Estados Unidos.

A política de taxas a produtos importados adotada pelos norte-americanos tem levado a um ambiente de comércio global incerto. Além disso, o Copom também espera uma desaceleração econômica em todo o mundo e inflação em diversos países nos próximos meses.

Em relação à atividade doméstica, os indicadores econômicos do mercado de trabalho ainda apresentam um dinamismo, mas observa-se uma pequena moderação no crescimento. Essa atividade mais forte pressiona a inflação.

Além disso, as expectativas de aumento de preços apuradas pela pesquisa Focus permanecem em valores acima da meta, situando-se em 5,5% neste ano e 4,5% para 2026.

A meta de inflação definida pelo Conselho Monetário Nacional para este ano é de 3% com intervalo de tolerância de 1,5% percentual para cima ou para baixo, ou seja, entre 1,5% e 4,5%. Segundo o Copom, o cenário econômico interno apresenta riscos mais elevados do que o usual para a inflação.

Entre eles, estão desancoragem das expectativas de elevação de preços por período mais prolongado do que o esperado, inflação de serviços em alta por um período mais longo do que o previsto e uma conjunção de políticas econômicas externa e interna com impacto inflacionário maior do que esperado.


Mais Matérias

Pesquisar...