Operação Fake Food: Polícia Civil do RJ investiga esquema ilegal envolvendo créditos de vales

A Polícia Civil do Rio de Janeiro deu início, na manhã desta sexta-feira (28), à Operação Fake Food, que tem como alvo um esquema ilegal envolvendo a compra de créditos de vales de transporte, refeição e alimentação. O caso, que movimentou R$ 10 milhões nos últimos dois anos, é investigado pela 41ª DP (Tanque).

Segundo a legislação trabalhista, a prática de trocar valores de cartões-refeição por dinheiro em espécie é considerada crime, passível de responsabilização tanto para vendedores quanto compradores. Equipes da polícia cumpriram mandados de busca e apreensão em um endereço na Zona Oeste, onde foi necessário arrombar a porta do estabelecimento comercial investigado.

As autoridades descobriram que o local promovia a troca de créditos dos cartões por dinheiro vivo, cobrando um percentual de 18% pelo serviço. A investigação, que teve origem em denúncias sobre a compra de joias supostamente roubadas pela loja, revelou ainda a utilização de dinheiro oriundo de lavagem para realizar as transações.

De acordo com o delegado titular da 41ª DP, Ricardo Barbosa, esta é apenas a primeira fase da operação. O material apreendido será analisado para verificar a movimentação financeira das empresas envolvidas no descarte irregular dos cartões. As autoridades esperam aprofundar a investigação e desvendar a totalidade do esquema.

Mais Matérias