Piraí aposta na sustentabilidade com o programa Pró-Águas Rio

Um passo significativo rumo à sustentabilidade ambiental e à segurança hídrica foi dado no último domingo (23), com a formalização da parceria entre o município de Piraí e o Instituto Espinhaço. A iniciativa faz parte do programa Pró-Águas Rio de Janeiro, que visa a restauração florestal e a integração de soluções baseadas na natureza.

Em uma cerimônia marcada pela simbólica plantação de 100 mudas de árvores nativas, autoridades destacaram a importância da ação. “O Pró-Águas Rio de Janeiro representa uma oportunidade única de promover a restauração florestal em larga escala, melhorar a segurança hídrica e contribuir para uma economia mais verde e sustentável. Nosso governo está comprometido com essa agenda”, afirmou Luiz Fernando de Souza (Pezão), prefeito de Piraí.

O evento reuniu líderes locais e internacionais, como o prefeito de Rio Claro, Babton Biondi, e Filipe Nascimento, presidente do Governo Regional da Ilha do Príncipe (São Tomé e Príncipe). Também participaram Carlos Pinheiro, da Economia e Cultura de Príncipe; Francisco Kreye, vereador de Cascais (Portugal); e representantes da UNESCO e do Instituto Espinhaço.

O programa prevê a recuperação de até 7.500 hectares de áreas degradadas em todo o estado, com foco na resiliência frente às mudanças climáticas e na valorização da biodiversidade. Localizado em uma região estratégica para o abastecimento hídrico da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, Piraí desempenhará um papel essencial nesse esforço coletivo.

Além de abordar questões ambientais, a iniciativa reforça o alinhamento do município com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, marcando o início de uma nova era para a gestão ambiental local.

Mais Matérias

Pesquisar...