O consumo nos lares brasileiros caiu 4,25% em fevereiro deste ano na comparação com janeiro. Porém, em relação a fevereiro do ano passado, houve aumento de 2,25%. No acumulado do primeiro bimestre, a alta é de 2,24%. Os dados são da Abras, a Associação Brasileira de Supermercados.
Segundo a entidade, a retração de fevereiro em relação a janeiro é típica do início de ano. A projeção para os próximos meses é de recuperação do ritmo de consumo.
O presidente da Abras, Márcio Milan, comentou os resultados:
“Esse resultado reflete o aumento da renda, a redução da taxa de desemprego e a continuidade dos programas sociais, que vêm sustentando o poder de compra das famílias”.
De acordo com a Abras, o valor da cesta de 35 produtos de largo consumo aumentou 0,73% em fevereiro. Destaque para os ovos, que tiveram alta de 15,39%. Em seguida, aparece o café torrado e moído (+10,77%). Já entre os produtos que tiveram queda de preço estão o feijão (-3,33%), o óleo de soja (-1,98%), o arroz (-1,61%), a batata (-4,10%) e a cebola (-1,77%).
Sobre a expectativa para a Páscoa, mesmo com alta de 12,5% no preço de produtos típicos na comparação com o ano passado, o setor de supermercados estima que o consumo pode crescer entre 8% e 12% no período.
*Com informações da Agência Brasil