Além de dar prazo de 48 horas para plataforma Rumble indicar representantes legais e retirar o perfil de Allan dos Santos, em outra decisão também relacionada a redes sociais e ao blogueiro, o ministro Alexandre de Moraes determinou que a rede social X – antigo Twitter – faça o pagamento imediato da multa de R$ 8,1 milhões aplicada contra a empresa em outubro do ano passado. A rede já indicou que fará o depósito da multa.
Ele decidiu pelo pagamento da multa após o X deixar de retirar do ar o perfil do blogueiro Allan dos Santos, depois da divulgação de conversas falsas atribuídas a uma jornalista.
Posteriormente a conta foi suspensa, mas as informações cadastrais do perfil não foram enviadas ao STF. O X informou que não guarda os dados. A empresa recorreu da decisão, mas os recursos foram rejeitados pelo ministro.
A decisão do ministro ocorre no momento em que a plataforma Rumble e o grupo de mídia do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recorrem à justiça americana para acusar o Moraes de ”censurar” as plataformas e suspender contas de usuários.