A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) se prepara para uma eleição pacífica da mesa diretora nesta segunda-feira (03), às 15h, no Plenário Barbosa Lima Sobrinho, no Palácio Tiradentes. O atual presidente, deputado Rodrigo Bacellar, é o único candidato até o momento.
Cinco secretários estaduais pediram exoneração de seus cargos para participar da votação: Anderson Luis de Morais (Ciência, Tecnologia e Inovação), Deodalto José Ferreira (Agricultura), Gustavo Reis Ferreira (Turismo), Douglas Ruas dos Santos (Cidades) e Bruno Felgueira Dauaire (Habitação de Interesse Social).
Rodrigo Bacellar, presidente estadual do União Brasil, deve abrir mão da 1ª vice-presidência da Assembleia para aceitar um nome indicado pelo PL em sua chapa. Este cargo é estratégico, pois o indicado assumiria o comando da Alerj caso Bacellar decida se candidatar ao governo do Rio em 2026.
Atualmente, Manoel Brazão ocupa a vice-presidência. Após a eleição, o escolhido deve ser Guilherme Delaroli, do PL, irmão do prefeito de Itaboraí, Marcelo Delaroli. Se eleito, Guilherme terá que deixar a presidência da comissão de Obras Públicas. Os nomes de Márcio Gualberto e Thiago Gagliasso, ambos do PL, também foram mencionados.
Se Bacellar conseguir o apoio da maioria dos deputados antes da eleição, ele deve ir à votação como candidato único à presidência. Para concorrer, é necessário apresentar uma chapa para a Mesa Diretora com mais 12 nomes.
O quórum para início da votação é de maioria absoluta, ou seja, 36 dos 70 deputados. A votação será nominal e aberta, com cada deputado declarando seu voto. Caso não haja vencedor, será realizada uma segunda votação, na qual será suficiente o voto da maioria simples – metade dos políticos mais um.
A Mesa Diretora do Parlamento Fluminense é composta por 13 integrantes: um presidente, quatro vice-presidentes, quatro secretários e quatro vogais. O colegiado é responsável pela direção dos trabalhos legislativos e serviços administrativos da Assembleia.
Veja como deverá ficar a mesa:
- Presidente: Rodrigo Bacellar (União Brasil)
- 1° vice-presidente: Guilherme Delaroli (PL)
- 2° vice-presidente: Tia Ju (Republicanos)
- 3° vice-presidente: Zeidan (PT)
- 4° vice-presidente: Celia Jordão (PL)
- 1° secretário: Rosenverg Reis (MDB)
- 2° secretário: Pedro Brazão (União)
- 3° secretária: Franciane Motta (PODE)
- 4° secretário: Giovani Ratinho (SDD)
- 1º vogal: Índia Armelau
- 2º vogal: Rafael Nobre
- 3º vogal: Valdecy da Saúde
- 4º vogal: Renato Miranda