Governador Cláudio Castro anuncia investimentos para retomar show ‘Som e Luz’ do Museu Imperial de Petrópolis

Iniciativa tem apoio da Enel e fortalece o avanço do turismo na cidade serrana

O governador Cláudio Castro anunciou, neste domingo (02/02), que os equipamentos do espetáculo ‘Som e Luz’ do Museu Imperial, em Petrópolis, serão readequados e modernizados. A iniciativa, que será promovida por meio da Lei de Incentivo à Cultura e do investimento de R$1,7 milhão da Enel, vai permitir o retorno do funcionamento do projeto, que está suspenso desde 2020.

De acordo com Castro, serão utilizados equipamentos de ponta para viabilizar a retomada das apresentações. A expectativa é garantir o show para moradores e turistas por pelo menos 10 anos.

– É essencial que a gente reconheça a importância da história do nosso país, isso é fundamental para o turismo. O resgate da nossa memória alavanca políticas públicas e nos relembra quem somos e de onde viemos, e Petrópolis respira isso, sendo uma cidade imperial. O Rio é mais do que apenas belezas naturais, praias e gastronomia, esse potencial precisa ser mais explorado para garantirmos o desenvolvimento completo do nosso estado – explicou o governador.

O show acontece desde 2002 no Museu Imperial, um dos pontos turísticos mais tradicionais e visitados do estado. Por ano, eram realizadas cerca de 100 apresentações para 250 espectadores. Desde o início do funcionamento, mais de 400 mil pessoas puderam contemplar o espetáculo, que conta com uma superprodução com efeitos especiais de iluminação e sonorização para reviver a história de Dom Pedro II.

A secretária de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros, enfatizou que o Museu Imperial é um dos patrimônios culturais mais importantes do Estado.

– O ‘Som e Luz’ conquista tanto a população fluminense, quanto os turistas. Com essa modernização, vamos devolver ao público uma experiência única, que une história e tecnologia para preservar a memória do Brasil de forma envolvente e didática – disse.

O secretário do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, também reforçou a importância do Museu Imperial para o turismo petropolitano.

– A volta desse evento enfatiza o papel desse local na história de Petrópolis, que é um dos destinos mais importantes do turismo histórico. Vamos investir em equipamentos mais eficientes e sustentáveis, reduzindo o consumo energético e aumentando a vida útil dessa experiência para os próximos anos – destacou Rossi.

Mais Matérias

Pesquisar...