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TV Brasil: 17 anos de pluralidade, cidadania e informação de qualidade

TV Brasil: 17 anos de pluralidade, cidadania e informação de qualidade

Quando se fala em programação de qualidade, com valorização da cultura nacional, conteúdo infantil sem publicidade e jornalismo preocupado com o cidadão, é na TV pública que o telespectador se encontra. E essa TV pública é a TV Brasil, emissora da Empresa Brasil de Comunicação, e que completa hoje 17 anos no ar.

Jean Lima, presidente da EBC, destaca a missão da TV Brasil.

“TV Brasil é um patrimônio do povo brasileiro. A TV pública tem a missão de informar, prestar um serviço público de informação e também de mostrar nossa identidade, cultura, nossa pluralidade. Tem o papel também de levar ao cidadão informação de qualidade, conteúdo de qualidade, cultural, que muitas vezes as TVs comerciais, por interesse comerciais, não levam. Como, por exemplo, a programação infantil. Nós somos a TV aberta nacional que tem programação infantil”.

A TV Brasil, emissora da Empresa Brasil de Comunicação, entrou no ar pela primeira vez em 2 de dezembro de 2007, nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, São Luiz e Brasília. Fruto da fusão entre TVE do Rio de Janeiro, TVE do maranhão e TV Nacional, de Brasília, foi criada para se preocupar com a pluralidade.

É o que ressalta a diretora de Conteúdo e Programação da EBC, Antônia Pellegrino.

“É muito importante que a gente consiga acolher toda a diversidade da população brasileira em uma grade que seja diversa e que traga também a regionalidade. Porque a gente fala pra o Brasil inteiro. A TV Brasil hoje está em um conjunto muito amplo de municípios. Então, é importante que essas pessoas se reconheçam na TV Brasil, na TV pública”.

A emissora tem programas premiados, como o Caminhos da Reportagem e o Sem Censura, um dos mais antigos da televisão brasileira. Além disso, o jornalismo da TV Brasil se fortalece a cada dia, com material da rede nacional de comunicação pública de diferentes regiões do país. Uma das parcerias mais antigas é com a TV Universitária de Recife, como conta Juarez Joara.

“A gente é parceiro da TV Brasil desde o embrião, principalmente dentro da perspectiva cultural. Recife é muito forte na propagação de cultura, desses fenômenos culturais, mas também dentro de agendas sociais e jornalísticas que acontecem na cidade”.

Renata Maia, da TV Feira da Bahia, reconhece a relevância da TV Brasil para o país.

“A TV Brasil, hoje, faz o papel que ela nasceu pra fazer: representar todo o Brasil, levando um pedacinho de cada lugar do Brasil para todo o Brasil e para o mundo. Então, é muito importante, é o exercício da cidadania. Eu me sinto feliz de fazer parte dessa história e estar contribuindo, levando a Bahia para todo o Brasil”.

Telespectador assíduo, Cleiton Melo indica a programação da emissora para os familiares e colegas de trabalho.

“Ali por volta das 16 horas eu já sintonizo no Sem Censura e na sequência já assisto o Brasil Visto de Cima, Stadium e normalmente eu encerro com o Repórter Brasil. O que eu acho interessante no canal é que não tem publicidades excessivas, matérias violentas. A programação realmente familiar”.

O Cleiton é uma entre as mais de 150 milhões de pessoas alcançadas pelo conteúdo da nossa TV pública.

 


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