Close this search box.

Telescópio Webb revela clima extremamente quente em anãs marrons cósmicas

O Telescópio Espacial James Webb forneceu um relatório meteorológico detalhado sobre duas anãs marrons próximas à Terra, revelando condições atmosféricas extremas. Essas anãs marrons, corpos celestes maiores que planetas, mas menores que estrelas, apresentam climas incrivelmente quentes e tóxicos, com nuvens de partículas de silicato semelhantes a tempestades de areia do Saara.

Observações do Telescópio Webb

Utilizando o telescópio espacial, pesquisadores realizaram uma análise aprofundada das atmosferas das anãs marrons localizadas a cerca de seis anos-luz da Terra. As anãs marrons possuem atmosferas dominadas por hidrogênio e hélio, com pequenas quantidades de vapor de água, metano e monóxido de carbono. As temperaturas nas suas nuvens podem chegar a 925 ºC, comparáveis às de uma chama de vela.

Mapeamento Detalhado do Clima

Os dados do Webb forneceram uma visão tridimensional das mudanças climáticas durante a rotação das anãs marrons – uma completando uma rotação em sete horas e a outra em cinco. O estudo revelou múltiplas camadas de nuvens em diferentes profundidades atmosféricas. Beth Biller, astrônoma do Instituto de Astronomia da Universidade de Edimburgo e autora principal do estudo, afirmou: “Criamos o mapa meteorológico mais detalhado de qualquer anã marrom já visto”.

Características das Anãs Marrons

As anãs marrons são uma classe intermediária entre estrelas e planetas. Elas emitem luz devido ao calor, semelhante ao brilho avermelhado de um carvão quente. Diferente das estrelas, as anãs marrons não têm fusão nuclear em seus núcleos. Suas nuvens, feitas de precipitados, são muito mais quentes que as da Terra, provavelmente compostas de partículas de silicato.

Formação e Composição

Formadas há cerca de 500 milhões de anos, as anãs marrons analisadas têm diâmetros comparáveis ao de Júpiter, mas massas 30 e 35 vezes maiores. As anãs marrons se formaram a partir de grandes nuvens de gás e poeira, como estrelas, mas não possuem massa suficiente para a fusão nuclear. Sua composição é similar à de planetas gasosos gigantes como Júpiter.

Importância das Descobertas

Anãs marrons são relativamente comuns, com cerca de mil conhecidas, em comparação com mais de 5 mil exoplanetas. O Telescópio Webb, utilizando infravermelho, oferece uma sensibilidade e uma faixa de comprimento de onda sem precedentes, superando seu predecessor, o Telescópio Hubble, que analisava ondas óticas e ultravioletas. “As atmosferas das anãs marrons são altamente complexas. O Webb fornece um enorme salto na nossa capacidade de entendê-las”, afirmou Johanna Vos, astrônoma do Trinity College, em Dublin.

Essas descobertas aprofundam nossa compreensão sobre esses corpos celestes e suas condições atmosféricas extremas, demonstrando a capacidade do Telescópio Webb de expandir nosso conhecimento sobre o universo.

Mais Matérias