Search
Close this search box.

Senador Chico Rodrigues Critica Decisão do TSE e Acompanha Eleições na Venezuela

O senador Chico Rodrigues (PSB-RR) expressou desapontamento com a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de não enviar representantes para observar as eleições presidenciais da Venezuela, marcadas para o próximo domingo (28). Rodrigues, que será o único parlamentar brasileiro presente em Caracas, foi convidado pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela para acompanhar o pleito.

Rodrigues lamentou a postura do TSE em um post nas redes sociais, destacando a importância de observar o processo eleitoral venezuelano. “O Brasil tem o sistema eleitoral mais confiável da América do Sul. O TSE deveria relevar os comentários de Maduro neste momento tenso de eleições na Venezuela e observar o pleito”, escreveu o senador.

O presidente do Grupo Parlamentar Brasil – Venezuela, composto por 23 senadores, Rodrigues é de Roraima, estado que tem recebido muitos venezuelanos em busca de melhores condições de vida. Ele chegará à Venezuela na sexta-feira (26) e permanecerá até a conclusão da votação.

A decisão do TSE vem em um momento de crescente tensão entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente venezuelano Nicolás Maduro. Recentemente, Maduro ameaçou um “banho de sangue” caso perca a eleição, provocando uma resposta de Lula, que expressou preocupação com as declarações do venezuelano e sugeriu que Maduro deveria aprender a aceitar uma derrota. Maduro, por sua vez, ironizou Lula e questionou a confiabilidade das urnas eletrônicas brasileiras.

Rodrigues, por sua vez, defende a importância de uma observação imparcial e independente das eleições venezuelanas, em um contexto onde as relações entre os dois países estão especialmente tensas.

Mais Matérias

Pesquisar...