Search
Close this search box.

Paranaense se Torna Primeiro Juiz Cego da Justiça do Trabalho de São Paulo

Na próxima sexta-feira (26), Márcio Aparecido da Cruz Germano da Silva fará história ao tomar posse como juiz de primeiro grau na Justiça do Trabalho de São Paulo. Aos 44 anos, o paranaense de Maringá se tornará o primeiro magistrado com deficiência visual a assumir o cargo de juiz de primeiro grau.

Germano, que já foi o primeiro magistrado cego do Brasil, expressou sua felicidade e expectativa em relação ao novo desafio. “Estou muito feliz por realizar esse sonho. Sei que haverá muito trabalho, mas o tribunal já tem dialogado comigo de uma forma muito bacana, está me recebendo muito bem. Tenho certeza que vou, junto com o tribunal, trabalhar de forma plena e fazer aquilo que eu acredito”, afirmou Germano, destacando a importância do direito do trabalho como “a coisa mais sensível da vida humana”.

A cegueira de Germano ocorreu na infância devido a dois erros médicos. Aos quatro anos, um medicamento com dosagem inadequada levou ao desenvolvimento da síndrome de Steven Johnson, causando danos severos em seu corpo e perda parcial da visão. Mais tarde, um erro oftalmológico resultou na perda total da visão aos oito anos.

Apesar das dificuldades iniciais, Germano seguiu sua trajetória acadêmica e profissional com determinação. Em 2005, foi aprovado em concurso para técnico judiciário e, seis anos depois, tornou-se analista judiciário no TRT da 9ª região. Desde então, atuou no gabinete do desembargador Ricardo Tadeu Marques da Fonseca.

Germano enfrentou desafios significativos no acesso ao material de estudo, especialmente durante a faculdade de direito. Com o advento da convenção da ONU sobre os direitos da pessoa com deficiência e melhorias na acessibilidade digital, ele conseguiu superar essas barreiras. Atualmente, utiliza leitores de telas e arquivos digitais acessíveis para estudar e se manter atualizado.

O progresso na acessibilidade permitiu a Germano adquirir livros em formato digital e superar as dificuldades que enfrentou no passado. Sua trajetória é um exemplo inspirador de superação e inclusão.

Mais Matérias

Pesquisar...