Search
Close this search box.

Obama Manifesta Apoio a Kamala Harris: ‘Será uma Presidente Fantástica’

O ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, manifestou publicamente seu apoio à pré-candidatura de Kamala Harris à Casa Branca nesta sexta-feira (26). A atual vice-presidente norte-americana tornou-se o provável novo nome do Partido Democrata para disputar a presidência, após o presidente Joe Biden decidir não concorrer à reeleição.

A eleição norte-americana está marcada para 5 de novembro. Pelo lado do Partido Republicano, o candidato escolhido para a disputa é o ex-presidente Donald Trump. Apesar de Kamala ser a provável indicada dos democratas, ela deve disputar a nomeação com o senador Sherrod Brown. O candidato oficial será definido em uma convenção em Chicago, marcada para 19 de agosto.

Obama e Kamala publicaram um vídeo em seus perfis na rede social X (anteriormente conhecido como Twitter), mostrando a pré-candidata recebendo uma ligação de Obama e sua esposa, Michelle. No vídeo, a ex-primeira-dama chama Kamala de “minha garota” e afirma estar orgulhosa dela. “Isso será histórico”, diz Michelle no vídeo. Kamala respondeu dizendo que o apoio e a amizade deles significa muito para ela.

“Nós ligamos para dizer que Michelle e eu não poderíamos estar mais orgulhosos em apoiar você e vamos fazer tudo o que pudermos para que você passe por essa eleição e chegue ao Salão Oval”, declarou Barack Obama. Ele também sugeriu que a conversa teria acontecido há alguns dias e afirmou que Kamala seria “uma presidente dos EUA fantástica”.

Essa foi a primeira vez que Obama apoiou Kamala publicamente. Segundo a agência de notícias Reuters, ele já havia expressado seu apreço pelo nome dela em particular, com ambos mantendo contatos regulares semanalmente. A demora em fazer uma declaração pública deve-se à forte amizade entre Obama e Joe Biden, o que poderia abalar a relação entre os dois, dependendo de como o apoio fosse feito.

Kamala Harris já alcançou o número suficiente de delegados para ser nomeada candidata à Casa Branca. De acordo com levantamento realizado pela Associated Press, no início desta semana, ela atingiu a marca de 2.579 delegados, enquanto são necessários 1.976 para a nomeação.

Os delegados representam a vontade dos membros do Partido Democrata durante as primárias, a votação interna que decide quem será o nome oficial que concorrerá com Donald Trump.

O atual presidente Joe Biden utilizou a mesma abordagem em 2020 para convidar Kamala Harris a ser sua vice-presidente, divulgando um vídeo de uma ligação entre os dois. Na época, os Estados Unidos enfrentavam uma onda de protestos antirracistas e contra a violência policial, liderados pelo movimento “Black Lives Matter”. A escolha de Kamala foi vista como um aceno do partido às minorias, sendo ela mulher, negra e filha de imigrantes, o que foi crucial para a eleição de Biden.

Kamala Harris e Donald Trump têm trocado acusações nos últimos dias, com Harris acusando Trump de arrastar o país para “um passado obscuro” e Trump afirmando que os democratas retiraram Joe Biden da disputa para colocar uma candidata “lunática” e “mentirosa”. Kamala declarou estar preparada para debater com Trump, enquanto Trump não concorda com a emissora de TV escolhida para o debate.

A tensão entre os dois candidatos destaca a importância da eleição que se aproxima, com ambos os lados se preparando para uma disputa acirrada.

Mais Matérias

Pesquisar...