Search
Close this search box.

Marqueteiros de 2022 promovem dança das cadeiras nas eleições municipais

Com o recorde de R$ 4,9 bilhões reservados no Orçamento 2024 para o Fundo Especial de Financiamento de Campanha – popularmente conhecido como “Fundo Eleitoral” –, os marqueteiros que estiveram à frente das principais campanhas de 2022 já estão de volta ao campo de batalha, movimentando-se no mercado político.

A capital paulista concentra o maior número de profissionais que atuaram na disputa presidencial daquele ano. Veja onde estão alguns desses principais marqueteiros:

Duda Lima
O marqueteiro de Jair Bolsonaro (PL) em 2022 agora comanda a pré-campanha de Ricardo Nunes (MDB) em São Paulo, mas continua mantendo vínculos com o PL e o presidente da sigla, Valdemar Costa Neto.

Sidônio Palmeira
Além de atuar como conselheiro informal do Palácio do Planalto, Sidônio Palmeira, marqueteiro do presidente Lula (PT) na campanha de 2022, está envolvido nas campanhas institucionais do PT e colabora com campanhas em diversas capitais, como Belo Horizonte, onde se reuniu com o pré-candidato do PT, Rogério Correia. No entanto, ele não está à frente de nenhuma campanha específica em 2024.

Felipe Soutello
Responsável pela comunicação de Simone Tebet (MDB) em 2022, Soutello, que elegeu Bruno Covas em 2020 na capital paulista, agora assumiu a pré-campanha de José Luiz Datena (PSDB) em São Paulo.

Lula Guimarães
Após eleger João Doria prefeito em 2016 e comandar a campanha presidencial de Geraldo Alckmin em 2018, Lula Guimarães fez a campanha presidencial de Soraya Thronicke (União) em 2022. Atualmente, ele está à frente da campanha de Guilherme Boulos (PSOL) na capital paulista.

Pablo Nobel
Marqueteiro de Tarcísio de Freitas (Republicanos) em São Paulo em 2022, Nobel, que estava na pré-campanha de Tabata Amaral (PSB), agora comanda a campanha do bolsonarista André Fernandes (PL) em Fortaleza.

Paulo Vasconcellos
Ex-marqueteiro de Aécio Neves (PSDB) e chefe da comunicação de Cláudio Castro (PL) no Rio de Janeiro em 2022, Paulo Vasconcellos está à frente das campanhas do Delegado Ramagem (PL) no Rio de Janeiro e de Fuad Noman em Belo Horizonte.

Essa movimentação entre os profissionais de marketing político promete influenciar fortemente as estratégias e dinâmicas das campanhas municipais de 2024, refletindo a complexa rede de alianças e rivalidades que caracteriza o cenário eleitoral brasileiro.

Mais Matérias

Pesquisar...