Search
Close this search box.

Joe Biden desiste da candidatura à reeleição dos EUA

O atual presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou neste domingo, 21, que está deixando a corrida presidencial em meio a críticas sobre seu desempenho e ataques.

Ele vinha sendo pressionado a abandonar a candidatura desde o fim de junho, quando teve um desempenho fraco em um debate na TV contra Donald Trump. 

Nos últimos dias, os rumores sobre sua desistência começaram a ganhar força.

Com a decisão de Biden, o Partido Democrata precisa avaliar cenários e protocolos para definir um substituto. Alguns nomes ventilados como possíveis substitutos incluem a vice-presidente Kamala Harris, o governador da Califórnia Gavin Newsom, a governadora de Michigan Gretchen Whitmer, o governador de Kentucky Andy Beshear e o governador de Illinois J.B. Pritzker.

Espera-se que haja uma espécie de competição entre os pesos pesados democratas para escolher um novo candidato, e os candidatos teriam que obter assinaturas de 600 delegados da Convenção para serem nomeados

Veja o comunicado publicado na sua conta no X:

Meus companheiros americanos,

Nos últimos três anos e meio, fizemos grandes progressos como Nação.

Hoje, a América tem a economia mais forte do mundo. Fizemos investimentos históricos em reconstruir nossa nação, na redução dos custos de medicamentos prescritos para idosos e na expansão cuidados de saúde acessíveis a um número recorde de americanos. Fornecemos cuidados extremamente necessários a um milhão de veteranos expostos a substâncias tóxicas. Aprovou a primeira lei de segurança de armas em 30 anos. Nomeada a primeira mulher afro-americana para a Suprema Corte. E passou mais legislação climática significativa na história do mundo. A América nunca esteve melhor posicionados para liderar do que estamos hoje.

Sei que nada disso poderia ter sido feito sem vocês, povo americano. Juntos nós superou uma pandemia que ocorre uma vez a cada século e a pior crise econômica desde a Grande Depressão. Protegemos e preservamos a nossa democracia. E nós revitalizamos e fortalecemos nossas alianças em todo o mundo.

Mais Matérias

Pesquisar...