Search
Close this search box.

Jovens de 16 a 18 anos têm até maio para tirar título de eleitor e participar das eleições municipais

No Brasil, jovens entre 16 e 18 anos estão sendo incentivados a participar ativamente do processo democrático do país ao tirarem seus títulos de eleitor a tempo das eleições municipais deste ano. Com a data limite para o alistamento marcada para 8 de maio, a Justiça Eleitoral vem promovendo campanhas e ações de conscientização para estimular o envolvimento dos mais jovens na escolha de seus representantes.

Durante a Semana do Jovem Eleitor 2024, realizada entre 18 e 22 de março, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou uma campanha nas redes sociais com o tema “Participe do Festival Primeiro Voto com a Justiça Eleitoral – A sua voz vai fazer história”, visando engajar os jovens na importância do voto e da participação política.

O processo para obtenção do título eleitoral por parte dos jovens é simplificado, podendo ser realizado pela internet através do sistema autoatendimento TítuloNet. Para isso, é necessário preencher um formulário online com dados pessoais, anexar fotografias para comprovação de identidade, além de apresentar um comprovante de residência.

Após o envio da solicitação, o jovem tem até 30 dias para realizar o cadastramento biométrico em um cartório eleitoral próximo. Uma vez concluído este processo, a versão digital do título eleitoral pode ser baixada através do aplicativo e-Título, disponível para smartphones e tablets.

É importante ressaltar que o voto é facultativo para os jovens entre 16 e 18 anos, assim como para os idosos com mais de 70 anos. No entanto, o alistamento eleitoral é obrigatório ao completar 18 anos, e a ausência às urnas pode acarretar em problemas para obtenção de documentos e até mesmo para matrícula em instituições de ensino.

Com a proximidade das eleições municipais, a Justiça Eleitoral disponibiliza um site dedicado ao jovem eleitor, onde é possível esclarecer dúvidas e obter mais informações sobre o processo eleitoral. Ao se engajarem desde cedo na vida política do país, os jovens contribuem para fortalecer a democracia e exercem seu papel de cidadania de forma ativa e responsável.

Mais Matérias

Pesquisar...