Cláudio Castro inicia entrega de mais de 13 mil Cartões Recomeçar na Baixada Fluminense

Loading

O governador Cláudio Castro entregou, nesta terça-feira (02/04), o Cartão Recomeçar para famílias atingidas pelos temporais em Mesquita, Nilópolis, São João de Meriti e Duque de Caxias. O benefício, no valor de R$ 3 mil, auxilia a população em vulnerabilidade a superar os prejuízos das chuvas. Ao todo, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos entregará mais de 13 mil cartões na Baixada Fluminense. Nos últimos dois anos, o governo estadual já investiu R$ 87,4 milhões no benefício, atendendo mais de 29 mil famílias em mais de 30 municípios.

– Hoje é um dia de alegria, de compromisso social. O Governo do Estado voltou a ser participativo, a ser parceiro e a ter um caráter social na vida das pessoas. E essa parceria que a gente tem com as prefeituras, a Assembleia Legislativa, as Câmaras de Vereadores, é fundamental para que a gente possa ajudar as pessoas a retomar as suas vidas – afirmou o governador Cláudio Castro.

Governador Cláudio Castro durante a entrega dos Cartões Recomeçar, em São João de Meriti. Imagem: Rogério Santana.

Essa etapa marca o início do cronograma de entregas do benefício, que será continuado pelas prefeituras. Nova Iguaçu e Belford Roxo, por exemplo, começam a receber os cartões nesta quarta-feira (03/04). O benefício, em parcela única, pode ser usado para comprar ⁠material de construção, eletrodomésticos e móveis.

– Esse programa é muito importante para a população da Baixada Fluminense que sofre com as chuvas. Sou de Nova Iguaçu e sei da dificuldade que é reiniciar a vida depois de uma situação de calamidade. Então, o Recomeçar cumpre um papel fundamental que antes a nossa população não tinha e que o Governo Cláudio Castro implementou – afirmou Rosangela Gomes, secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.

Carla Cristina Amaral, moradora de Coelho da Rocha, em São João de Meriti, vai ter a oportunidade de repor tudo que perdeu na enchente que afetou sua casa em janeiro.

– Perdi muitas coisas. Vi esse auxílio pela televisão e logo solicitei. Foi uma benção para mim e minha família. O Governo do Estado tem feito muito por nós, já consegui tirar meus documentos e agora vou comprar o que perdi nessa tragédia – contou a auxiliar de serviços gerais, de 44 anos.

Carla Cristina, de São João de Meriti, foi uma das beneficiárias do Cartão Recomeçar. Imagem: Rogério Santana.​​​

Esperança de recomeçar

Uma dos 300 moradores que receberam o cartão, em Nilópolis, nesta terça-feira (02/04), Cintia Cristiane de Oliveira Souza contou ter procurado pelo benefício logo após a enchente ter atingido a sua casa. Depois de se cadastrar pela prefeitura e ter o benefício validado pelo Estado, a autônoma foi até o Centro Integral de Educação Pública Municipalizado, no bairro Frigorífico, para pegar seu cartão.

– Estou feliz porque vou poder comprar o que está faltando em casa. Agora vou poder realmente recomeçar. Aguardo pelo cartão para poder comprar o que perdi. Vou comprar uma geladeira – afirmou.

A moradora de Nilópolis, Cintia Cristiano, com o Cartão Recomeçar. Imagem: Luis Alvarenga.

Ana Lúcia Mello saiu do bairro da Jacutinga, em Mesquita, para buscar seu cartão. Moradora do município há 62 anos, ela perdeu móveis e viu no benefício a chance de construir uma nova história.

– A minha casa encheu, o sofá ficou com água até a metade, entrou água até na geladeira. Minha netinha perdeu sua cômoda e parte de suas roupinhas. Com esse dinheiro vamos repor os móveis – disse Ana, que mora com três netos.

A moradora de Mesquita Ana Lúcia Mello recebeu o Cartão Recomeçar das mãos do Governador Cláudio Castro. Imagem: Rogério Santana.
Moradoras de Mesquita recebem o Cartão Recomeçar. Imagem: Rogério Santana.

Loading

Mais Matérias

Pesquisar...