Search
Close this search box.

Chuvas no Estado: Cidades terão ponto facultativo na sexta e mobilização contra chuvas fortes

Com previsão de chuvas fortes, o estado do Rio de Janeiro prepara mobilização especial entre esta quinta-feira (21) e o domingo (24). O governador Cláudio Castro decretou ponto facultativo nesta sexta-feira (22), sob argumento de se preparar melhor para os possíveis impactos do temporal. Segundo o próprio, o Tribunal de Justiça e a Assembleia Legislativa também vão suspender os trabalhos amanhã.

“A partir de agora à noite, eu vou ligar para todos os prefeitos, solicitando que eles também sigam o decreto estadual e façam o decreto municipal de ponto facultativo. Para que a gente passe por esse momento, de uma forma mais organizada e mais preparada para enfrentar os desafios que venham a acontecer”, disse o governador.

Cláudio Castro também anunciou que o Corpo de Bombeiros cancelou todas as folgas até domingo e convocou um quantitativo extra de 2 mil homens por dia. Agentes do Segurança Presente e da Lei Seca também estarão à disposição, o que corresponde a 4 mil homens e mulheres. A Polícia Militar e a Polícia Civil estarão de prontidão, sobretudo nas áreas de maior risco.

As secretarias estaduais de Infraestrutura, Cidades, Agricultura e Meio Ambiente estão com maquinário à disposição, caso haja necessidade de socorro rápido. O governo do estado também garantiu que as secretarias de Saúde e de Assistência Social estão a postos com estruturas e materiais de acolhimento à população, como colchonetes, kits de alimentação, higiene e saúde.

Praticamente todas as regiões do estado – Serrana, Sul, Norte, Noroeste, Baixada e Metropolitana – têm previsão de volume alto de chuva nos próximos dias. Enquanto pode chover em média 100 mm (milímetros) na maior parte dessas regiões, na Serrana é esperado volume de 200 mm de chuva em um período de 24 horas.

“Existe essa necessidade de alerta constante. Pedimos para a população não ficar em áreas de risco. Se a casa ficar em um lugar seguro, evite sair durante as chuvas. Queremos dizer para a população que nós estamos preparados para dar todo atendimento caso haja necessidade”, disse Cláudio Castro.

Prefeitura do Rio

O prefeito Eduardo Paes voltou a pedir que os moradores fiquem em casa e recolham o lixo para dentro de casa durante as chuvas. 

Segundo o prefeito, a situação será monitorada durante a madrugada. ”Ao longo da madrugada de hoje, a situação será analisada para que sejam tomadas medidas mais duras e drásticas em relação ao dia de amanhã (22)”.

Ele não descartou decretar ponto facultativo para os servidores públicos municipais se o cenário piorar. Desta forma, deverão funcionar os serviços essenciais.

Paes pediu ainda que escolas particulares também suspendam as aulas e alertou para que toda a população em especial os trabalhadores que circulam pela cidade pra que fiquem em casa 

Informações sobre a chuva na cidade do Rio podem ser obtidas pelo Whatsapp 61-20344611.

Prefeitura de Guapimirim

Na cidade as equipes estão desde a madrugada desta quinta feira cientes da possibilidade de fortes chuvas fazendo o monitoramento do que pode vir nas próximas horas.

Pela manhã a secretaria de serviços públicos já estava nas ruas fazendo a limpeza de bueiros e das galerias pluviais na intenção de reduzir alagamentos. A tarde foi decretado ponto facultativo no município.

Segundo o secretário de comunicação, Richard Équel, a Prefeita, Marina do Modelo, ordenou que todas as secretarias fiquem de prontidão caso haja necessidade.

Ministério Público

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) informou que está acompanhando a preparação do Poder Público diante da previsão de chuvas forte na Região Serrana. O órgão monitora que estratégias estão sendo adotadas na região, tida como historicamente vulnerável a desastres provocados por eventos climáticos.

Promotorias de Justiça que atuam em Petrópolis entraram em contato com as secretarias municipais de Defesa Civil, de Saúde e de Assistência Social. Foi relatado que as equipes estão de sobreaviso para a possibilidade de intercorrências. Abrigos públicos estão em alerta. A concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica disse estar programada em caso de grande evento. 

Na Região Serrana, as prefeituras de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo também decretaram ponto facultativo e suspenderam as aulas nas escolas públicas. Na Região Metropolitana, Niterói e São Gonçalo. Na Baixada, Magé, Guapimirim, Queimados, Itaguaí, Nilópolis e Nova Iguaçu, também optaram pelo ponto facultativo. 

O Tribunal de Justiça do Rio (TJRJ)suspendeu o expediente nesta sexta-feira, assim como a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ) suspenderam atividades presenciais.  Já a Universidade Estadual do Rio deJaneiro (UERJ) decretou ponto facultativo.

Segundo o monitoramento da Defesa Civil, os municípios em estágio de alerta são Guapimirim, Nova Iguaçu, Belford Roxo, São João de Meriti, Magé e Duque de Caxias, na Baixada Fluminense; Volta Redonda, no Sul Fluminense; Petrópolis, Teresópolis, São José do Vale do Rio Preto e Areal, na Região Serrana.

Mais Matérias

Pesquisar...