Search
Close this search box.

Casa de cultura de Saquarema é tombada através de lei da Deputada Franciane Motta

Agora o prédio da Casa de Cultura Walmir Ayala, em Saquarema, será preservado por meio da Lei 10.284, da deputada estadual Franciane Motta.

O casarão possui arquitetura clássica, contemporânea de tempos marcados pelos “feudos” e pelos “Barões do Império”, apresentando como fachada diversos arabescos e esculturas de extrema importância histórico-cultural para o município de Saquarema. Em dezembro de 1997, a Casa de Cultura passou a receber o nome de Walmir Ayala, jornalista, escritor, crítico de arte, morto em 1991, e que foi o precursor da criação da Casa de Cultura em questão.

“A cultura tem um papel fundamental em nossa vidas e ela precisa ser preservada em qualquer lugar, seja em Saquarema, no Rio ou em qualquer lugar do mundo. A cultura traz também história, que traz luta, que traz vitória e que nos ajuda a recordar e refletir tudo o que nosso povo viveu. Eu fico muito feliz de poder ajudar a proteger o patrimônio histórico do estado do Rio de Janeiro e de todos os saquaremenses,” disse a deputada e autora do projeto.

Com a nova lei, todo o acervo artístico e cultural está tombado, e fica proibido a descaracterização e destruição da Casa de Cultura.

Mais Matérias

Pesquisar...