Paulistas e mineiros são maioria entre visitantes do Rio; chilenos e argentinos também fazem parte do ranking

Paulistas e mineiros são a maioria entre os visitantes do Rio de Janeiro, seguidos por chilenos e argentinos, de acordo com uma pesquisa realizada entre o Réveillon e o Carnaval deste ano pela Riotur (Empresa de Turismo do Município do Rio) e pela Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), vinculada ao Ministério do Turismo.

A pesquisa, que ouviu mais de 2.000 pessoas, revelou que muitos desses turistas têm um perfil jovem e ativo, preferindo roteiros curtos e intensos.

A forte presença de turistas de São Paulo (26,45%) e Minas Gerais (11,96%) destaca a importância do turismo nacional, mostrando a representação diversificada de visitantes de várias regiões do Brasil. Entre os turistas internacionais, destacam-se o Chile, a Argentina e os Estados Unidos.

Mais de 68% dos visitantes têm entre 18 e 49 anos, e cerca de 49,42% permanecem na cidade do Rio por um a cinco dias, evidenciando uma tendência para estadias curtas e intensas.

A pesquisa também revelou uma alta taxa de fidelidade dos turistas, com quase metade deles retornando à cidade pelo menos pela terceira vez.

Os turistas mostram preferência por hotéis (38,37%), buscando conforto, enquanto uma parcela significativa opta por casas de amigos/família (22,24%) e Airbnb (18,17%), indicando um interesse por experiências personalizadas. Tanto as praias (38,94%) quanto os eventos, como o Carnaval (20,9%), desempenham papéis importantes como atrativos principais.

Os pontos turísticos tradicionais, como o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor, continuam sendo locais favoritos de visitação, juntamente com as praias, a natureza e outras atrações que continuam encantando os visitantes.

Ronnie Costa, presidente da Riotur, comentou que o resultado da pesquisa foi extremamente satisfatório, reafirmando as potencialidades turísticas do Rio e fornecendo informações cruciais para o aprimoramento dos serviços públicos e privados, identificação de tendências e elaboração de mecanismos para proporcionar aos turistas uma melhor experiência e acolhimento.

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