Search
Close this search box.

Militares Israelenses preparam plano para retirada de civis antes de nova ofensiva em Gaza

Militares israelenses apresentaram um plano ao gabinete de guerra para “evacuar a população” de áreas de combate em Gaza, indicando uma iminente ofensiva contra a cidade de Rafah, no sul.

O gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu instruiu as Forças de Defesa de Israel (IDF) a elaborar um plano para retirar civis de Rafah, onde reside mais de um milhão de pessoas. O plano foi submetido à aprovação nesta segunda-feira (26), segundo comunicado do governo, que também mencionou a aprovação de assistência humanitária para Gaza.

Netanyahu afirmou durante uma entrevista que a operação em Rafah levará semanas para ser concluída, ressaltando a necessidade de destruir os batalhões restantes do Hamas. Negociações continuam em andamento para alcançar um acordo de cessar-fogo temporário e a libertação de reféns israelenses mantidos pelo Hamas.

Os representantes de Israel, Estados Unidos, Egito e Catar se reuniram em Paris e chegaram a um entendimento sobre os contornos básicos de um possível acordo de reféns para o cessar-fogo temporário. No entanto, as negociações ainda estão em andamento, e discussões indiretas com o Hamas continuam.

Ainda não houve assinatura por parte do Hamas, e um possível acordo final pode levar alguns dias para ser alcançado, enquanto os negociadores continuam seus esforços. Espera-se que as conversações indiretas com o Catar e o Egito resultem em um consenso sobre a libertação dos reféns e, eventualmente, em um acordo firme e final sobre a questão. Porém, será necessário aguardar para ver os desdobramentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Matérias

Pesquisar...