A empresa-mãe do Taco Bell, KFC e Pizza Hut está lidando com um desafio semelhante ao de seus concorrentes: o fast food está se tornando cada vez mais caro e os consumidores estão reagindo.
A Yum Brands, que é dona dessas três redes, reportou vendas mais fracas do que o esperado no quarto trimestre, conforme anunciado na quarta-feira (7). Isso resultou em uma queda de quase 3% nas ações durante as negociações pré-mercado.
Especificamente, o Taco Bell, que geralmente é a rede mais popular da empresa, registrou um crescimento de apenas 3% nas vendas em restaurantes abertos há pelo menos um ano no trimestre. Isso representa uma queda significativa em comparação com o crescimento de 11% no mesmo trimestre do ano anterior, quando a introdução do menu de café da manhã impulsionou as vendas.
No entanto, as vendas do Pizza Hut nos Estados Unidos caíram 4% no quarto trimestre, enquanto as vendas da KFC permaneceram estáveis, ambos os números abaixo das expectativas dos analistas.
No geral, as vendas nas mesmas lojas das três redes, mais o Habit Burger, aumentaram apenas 1% no trimestre, abaixo das estimativas dos analistas, que esperavam um aumento de 3,9%.
A empresa não mencionou diretamente se os conflitos em Israel ou os protestos contra marcas norte-americanas afetaram seus resultados financeiros. No entanto, as vendas da unidade do KFC no Oriente Médio caíram 5% no trimestre, enquanto as do Pizza Hut caíram 3%.
A Yum Brands é a terceira empresa de fast food a divulgar um relatório de lucros decepcionante, à medida que os consumidores monitoram mais de perto seus gastos.
Com os preços da comida em restaurantes subindo mais rápido do que os preços dos alimentos para consumo em casa, os consumidores de baixa renda – uma base crucial para as cadeias de fast food – estão sentindo a pressão.