Search
Close this search box.

Repatriação de Brasileiros de Gaza: Desafios e Esperanças

Após a proibição de saída de 24 pessoas em Gaza por parte de Israel, um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) chega a Brasília trazendo 48 repatriados no 11º voo da Operação Voltando em Paz. O desembarque ocorreu na Base Aérea de Brasília por volta das 3h47, horário de Brasília, nesta segunda-feira (11).

Operação Voltando em Paz: Resgatando Brasileiros em Gaza

A ação, coordenada pela FAB, visa repatriar brasileiros e seus familiares da Faixa de Gaza, uma zona marcada por conflitos. A lista inicial, composta por 102 nomes, foi reduzida devido à recusa de autorização por parte de Israel para 24 pessoas, cujos motivos não foram divulgados.

Desafios na Repatriação

Dos 24 vetados por Israel, sete possuem cidadania brasileira. O grupo de repatriados é diversificado, incluindo 27 crianças e adolescentes, 16 mulheres e quatro homens. Além disso, a lista abrange 11 pessoas com nacionalidade brasileiro-palestina e 36 palestinos.

Com a negativa de autorizações, parte dos familiares optou por desistir da repatriação. Das 78 pessoas previstas para sair, 47 cruzaram a fronteira em direção ao Egito. Cerca de 30 brasileiros permanecem em Gaza e em campos de refugiados.

Incerteza e Agonia

O comerciante Imad Ahmed Shaheen, que aguardava ansiosamente pela repatriação de sua família, expressa a incerteza e a agonia que muitos enfrentam. A desistência de alguns familiares, como sua mãe e seu irmão, destaca o impacto emocional e as preocupações devido aos ataques israelenses.

Pedido de Ajuda ao Governo Brasileiro

Repatriados, como Hasan Rabee, apelam diretamente ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva por auxílio. Hasan, que viu uma de suas irmãs ser barrada, destaca a necessidade da “humanidade do governo brasileiro” para salvar vidas e reunir famílias.

Números da Operação

Desde o início da Operação Voltando em Paz, em 10 de outubro, o governo federal contabiliza o resgate de 1524 brasileiros e familiares da zona de guerra em Gaza, incluindo 53 animais domésticos. Entretanto, a falta de explicações para os vetos por parte de Israel deixa muitos em busca de respostas.

Em meio à complexidade geopolítica, a operação continua, reafirmando o compromisso do Brasil em trazer seus cidadãos de volta em meio aos desafios enfrentados na Faixa de Gaza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Matérias

Pesquisar...