A tradição dos presentes de Natal continuará movimentando o comércio, com mais de 132,9 milhões de brasileiros planejando suas compras neste ano. Embora o e-commerce esteja em ascensão, 76% dos consumidores preferem adquirir os presentes em lojas físicas, com destaque para lojas de departamento (38%) e shoppings (31%).
Dentre os que optarão por compras online, 78% escolherão sites, especialmente os internacionais, como Shopee, Shein, Alibaba e Amazon. Os aplicativos também terão relevância, sendo escolhidos por 70% dos consumidores, enquanto as vendas pelo Instagram ficam em 19%.
Os consumidores planejam gastar, em média, R$ 138 por presente, adquirindo entre três e quatro produtos, resultando em uma movimentação varejista de R$ 74,6 bilhões na economia do país, conforme aponta pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em parceria com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e a Offerwise Pesquisas.
Onde os Consumidores Pretendem Comprar?
Os locais mais escolhidos para as compras são:
- Lojas de Departamento: 38%
- Shoppings: 31%
- Internet: 24%
- Ruas e Centros Comerciais: 17%
- Pequenos Comércios Locais: 11%
Quem Será Presenteado?
A pesquisa revela que 64% dos consumidores têm a intenção de presentear a si mesmos neste Natal. Em relação aos presentes para terceiros, as intenções são distribuídas da seguinte forma:
- Filhos: 60%
- Mães: 48%
- Cônjuges: 44%
- Irmãos: 28%
Como os Consumidores Veem os Preços?
Metade dos entrevistados considera os preços dos presentes deste ano mais elevados do que em 2022. Portanto, 82% planejam pesquisar os preços antes de comprar, preferencialmente pela internet.
Formas de Pagamento Preferidas:
- Pix: 47%
- Cartão de Crédito Parcelado: 44%
- Dinheiro: 34%
- Cartão de Débito: 31%
A pesquisa foi conduzida em outubro de 2023, abrangendo consumidores a partir de 18 anos nas 27 capitais brasileiras.