O mercado de imóveis residenciais viu um aumento na procura e nas vendas durante o terceiro trimestre de 2023, impulsionado pelo otimismo no segmento Minha Casa, Minha Vida (MCMV), conforme indicado pelo Indicador de Confiança do Setor Imobiliário Residencial, da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) em parceria com a Deloitte.
No que diz respeito aos lançamentos de imóveis residenciais, a perspectiva permanece positiva pelo segundo trimestre consecutivo, com destaque para o MCMV, que apresentou um aumento de 0,30 ponto percentual (p.p.) em relação ao segundo trimestre deste ano.
De acordo com o estudo, 97% dos entrevistados neste segmento planejam lançar imóveis ou adquirir terrenos nos próximos 3 a 12 meses. Enquanto isso, o segmento de Médio e Alto Padrão (MAP) ficou um pouco mais baixo (93%), mas manteve uma tendência positiva.
A expectativa geral de aquisição de terrenos para futuros empreendimentos residenciais registrou uma retração de 0,10 p.p. em relação ao trimestre anterior, refletindo a manutenção da perspectiva a longo prazo para o segmento MCMV e uma leve redução para MAP.
Nesse cenário, os preços continuam em alta, e as expectativas para lançamentos de novos empreendimentos e aquisições de terrenos permanecem em níveis excelentes, apesar de uma leve queda nas aquisições de terrenos, especialmente no segmento MAP.
“Com base nesses resultados, vemos que o mercado está aquecido, e os empresários esperam manter o ritmo do negócio para 2024. Nosso setor continua sendo um dos protagonistas no processo de crescimento da economia, e nosso horizonte é o de crescimento, geração e manutenção de empregos e investimentos”, afirma o presidente da Abrainc, Luiz França.
A metodologia da pesquisa transformou os percentuais de respostas em notas, variando de 1 (forte redução) a 3 (forte aumento), e cada segmento foi classificado dentro desse padrão.
No terceiro trimestre de 2023, o indicador de preços de imóveis residenciais continuou em alta, com um aumento de 6% em relação ao período anterior. Apesar do crescimento em ambos os segmentos, o MCMV manteve um desempenho superior ao do MAP pelo segundo trimestre consecutivo, com aumentos de 8,1% e 3,5%, respectivamente.
O indicador de confiança do setor imobiliário residencial contou com a participação de 47 empresas construtoras e incorporadoras do setor imobiliário residencial, divididas nos seguintes segmentos: 36% Minha Casa Minha Vida (MCMV), 32% Médio e Alto Padrão (MAP) e 32% atuantes em ambos os segmentos.
O levantamento, realizado entre 29 de setembro e 15 de outubro de 2023, ouviu executivos de alto escalão das empresas participantes.