Search
Close this search box.

Contra o Crime Organizado, Lula Decreta Garantia da Lei e da Ordem em Portos e Aeroportos do RJ e SP

Com o objetivo de enfrentar o crime organizado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou nesta quarta-feira (1º/11) a edição de um decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) em portos e aeroportos do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Militares da Marinha e da Aeronáutica atuarão em cooperação com a Polícia Federal nos portos do Rio, de Itaguaí (RJ) e de Santos (SP), bem como nos aeroportos internacionais do Galeão (RJ) e de Guarulhos (SP). A GLO estará em vigor até maio do próximo ano. Além disso, haverá reforço de efetivo e equipamentos na PF, na Polícia Rodoviária Federal e na Força Nacional no Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Paraná.

Ao anunciar as medidas, em entrevista no Palácio do Planalto, em Brasília, Lula afirmou que o governo federal busca auxiliar os estados no combate à criminalidade organizada.

“A situação chegou a um ponto crítico, a violência que temos testemunhado tem se intensificado a cada dia e decidimos tomar medidas para que o governo federal participe ativamente com todo o potencial que possui, ajudando os governos estaduais e o Brasil a se livrarem do crime organizado, quadrilhas, tráfico de drogas e armas”, disse o presidente.

Em uma publicação na rede social X (antigo Twitter), Lula detalhou as medidas. A Marinha ampliará sua atuação em parceria com a Polícia Federal na Baía de Guanabara e na Baía de Sepetiba, no Rio, bem como nos acessos marítimos ao Porto de Santos e ao Lago de Itaipu, na fronteira entre Brasil e Paraguai.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública, junto com o Ministério da Defesa, apresentará um plano de modernização tecnológica para a atuação da PF, PRF, Polícia Penal Federal, Exército, Marinha e Aeronáutica, visando melhorar a atuação em portos, aeroportos e fronteiras. Um comitê de acompanhamento das iniciativas, composto por Forças Armadas e polícias federais, funcionará sob coordenação dos dois ministérios.

A PF intensificará as ações de inteligência e as operações de prisões e apreensões de bens pertencentes às quadrilhas e milícias, especialmente no Rio de Janeiro. Nas rodovias federais que cruzam o estado, a PRF e a Força Nacional manterão os efetivos adicionais que já estão atuando no policiamento ostensivo.

Além disso, o Ministério da Justiça e Segurança Pública, em conjunto com o governo do Rio de Janeiro, implantará o Comitê Integrado de Investigação Financeira e Recuperação de Ativos, visando enfraquecer o poder financeiro das quadrilhas.

Essas medidas surgem em meio a uma escalada de violência no Rio de Janeiro, especialmente na Zona Oeste, onde milicianos e traficantes disputam território. As ações do governo visam proporcionar um ambiente mais seguro para a população, buscando soluções efetivas para conter o avanço do crime organizado.

Mais Matérias

Pesquisar...