Desenrola Brasil ajudou a economia, mas efeitos duram pouco, avaliam especialistas

O programa de renegociação de dívidas Desenrola Brasil foi considerado benéfico para a economia ao estimular o consumo, mas especialistas alertam que seus efeitos são de curta duração. O programa, que resolveu R$ 22,5 bilhões em débitos entre julho e novembro, foi elogiado por resolver pendências financeiras e permitir que as pessoas voltem a ter crédito, estimulando a economia.

No entanto, alguns especialistas acreditam que o efeito é temporário, já que muitos consumidores, devido à baixa renda, retornam ao endividamento pouco tempo após negociar suas dívidas anteriores. A educadora financeira Aline Soaper destaca a importância da educação financeira para evitar que as pessoas entrem em um ciclo constante de endividamento.

Apesar do programa ter ajudado muitos brasileiros a limpar seus nomes e ter acesso a crédito, há críticas sobre a falta de foco em educação financeira a longo prazo. Especialistas argumentam que o governo deveria investir mais em profissionais capacitados para ajudar as famílias a fazer um gerenciamento financeiro adequado.

Outra crítica recai sobre os atrasos na implementação do programa, incluindo problemas técnicos na plataforma online e a adaptação das empresas financeiras às regras do programa. Apesar dos desafios, o Desenrola Brasil é visto como um passo positivo para enfrentar a questão do endividamento no país.

Mais Matérias

Pesquisar...