Neste sábado (14/10), a Prefeitura do Rio anunciou as obras de construção do Terminal Bairro Imperial Santa Cruz, no BRT Transoeste. Esta nova estrutura irá substituir a antiga estação Santa Cruz e será o quinto terminal a ser transformado. O projeto está orçado em R$ 84,2 milhões, e o prazo para a conclusão das obras será de dois anos após o término do processo licitatório. Em março deste ano, a Prefeitura já havia iniciado as obras de outros quatro terminais: Mato Alto, Magarça, Pingo D’Água e Curral Falso.
O projeto do novo Terminal Bairro Imperial Santa Cruz contempla uma área de mais de 13,2 mil metros quadrados. Serão três pavimentos de fácil acesso, com espaço amplo e aproveitamento de iluminação e ventilação naturais. Esta megaestrutura terá capacidade para até 14 ônibus articulados do sistema BRT, dez ônibus convencionais e oito vans. No nível superior, os usuários poderão aguardar os veículos em uma área de estar com bancos e jardins. Já o acesso inferior contará com lojas.
As obras também incluem a construção de 13 sanitários públicos, rampas de acessibilidade, bicicletário com capacidade para armazenar até 300 bicicletas, estacionamento para 105 veículos e 50 motos, além de pistas exclusivas para os ônibus BRT e melhorias no sistema viário das ruas Felipe Cardoso, Barão de Laguna e Dom Pedro I.
Obras nos demais terminais
No início de outubro, a Secretaria Municipal de Infraestrutura lançou as primeiras vigas e tabuleiros do futuro viaduto do Terminal BRT Mato Alto, em Guaratiba, que será integrado por outros dois terminais de ônibus convencionais e vans. Para isso, está sendo construída uma passarela de acesso, que irá receber usuários tanto de Sepetiba quanto de Campo Grande. O projeto prevê, ainda, a implantação de retornos para os veículos comuns e um bicicletário com capacidade para 250 vagas.
Na região do Magarça, estão sendo realizados serviços de assentamento de meio-fio e preparo de calçada no retorno da Estrada do Magarça. Além disso, as equipes da Prefeitura estão executando a armação do futuro terminal alimentador e realizando drenagem na Avenida Dom João VI. O projeto do Terminal Magarça prevê a implantação de um módulo adicional conectado ao existente. Será erguido um terminal alimentador de ônibus e vans provenientes da Estrada do Magarça, com modificações para ampliar o sistema viário da Avenida Dom João VI (Américas). O novo Terminal Magarça terá estacionamento exclusivo para 250 bicicletas.
A plataforma dos ônibus alimentadores do futuro Terminal Pingo D’Água está tendo as sapatas concretadas, e um muro foi demolido nas dependências do terreno onde o terminal irá operar. A nova estrutura de 17 mil metros quadrados substituirá a antiga estação de apenas dois mil metros quadrados e terá integração com os ônibus convencionais e vans provenientes da Estrada da Pedra e da Avenida Dom João VI.
Para a implantação do Terminal Curral Falso, a antiga estação foi demolida. O acesso será feito por meio de uma passarela. O projeto também prevê a construção de um terminal alimentador que fará integração com ônibus e vans provenientes da Estrada de Sepetiba e da Avenida Cesário de Melo. A Prefeitura promete melhorias nos sistemas viário e de drenagem no entorno do terminal, além da instalação de um bicicletário para 400 bicicletas.