Search
Close this search box.

Petrobras vai instalar seis novos dispositivos de medição de vento em plataformas offshore.

A Petrobras anunciou nesta quinta-feira (31) que vai instalar seis novos dispositivos de medição de vento em plataformas offshore. Os equipamentos serão instalados em unidades no Rio Grande do Norte, Ceará e Espírito Santo e vão ajudar a avaliar a viabilidade de projetos de parques eólicos offshore no Brasil.

Os sistemas de medição LiDAR (Light Detection and Ranging) utilizarão feixes de laser para medir a velocidade e direção do vento, de 30 a 200 metros de altura. Os dados coletados serão usados para elaborar uma avaliação detalhada em diferentes áreas do país com potencial para o desenvolvimento de parques eólicos offshore.

O primeiro dispositivo já foi instalado na plataforma fixa PAG-2, no Rio Grande do Norte. Os outros cinco serão instalados nos próximos 12 meses.

A Petrobras já havia instalado uma torre anemométrica em 2013 na plataforma PAG-2, no Rio Grande do Norte. O teste de campo validou a capacidade de medição do LiDAR para medição de vento em plataformas offshore.

O diretor de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobras, Maurício Tolmasquim, explicou que a instalação dos equipamentos em plataformas da companhia reduz custos e tempo.

“A campanha de medição é a primeira etapa para o desenvolvimento de projetos de energia eólica e o uso de equipamentos instalados nas plataformas fixas traz maior agilidade e menores custos aos estudos”, afirmou Tolmasquim.

Os dados obtidos pelos dispositivos LiDAR vão permitir definir o potencial para implantação de um parque eólico e, uma vez que ocorra um processo para outorga dos direitos sobre a área para geração de energia, o projeto de engenharia e escolha das tecnologias mais adequadas.

A expectativa do mercado é de que o marco regulatório da geração de energia eólica offshore seja definido ainda este ano e os primeiros projetos entrem em operação no início da próxima década.

Mais Matérias

Pesquisar...