Search
Close this search box.

Roubo Histórico: Criminosos Destroem Ponte em Santa Cruz, Zona Oeste do Rio

Uma triste história de destruição chocou Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio. Uma ponte de ferro fundido, datada do século XIX e parte de uma linha ferroviária desativada, foi vítima de um audacioso roubo por criminosos. Não se tratou de um furto de pequenos pedaços; os ladrões estacionaram um imenso caminhão na ponte e meticulosamente começaram a desmontá-la peça por peça, como se fosse um quebra-cabeça. O triste incidente ocorreu no último sábado (12/08) no Bairro Imperial, causando alarme devido à relevância histórica da estrutura e à operação de roubo de metais que resultou no colapso da ponte, afetando a vida dos pescadores locais. A região também sofre com a presença marcante de grupos milicianos.

A notícia veio à tona através do SBT Rio. Moradores da área relataram que a ponte metálica, que outrora ligava Santa Cruz a Itaguaí e atravessava o Rio Guandu, não apenas teve partes de sua grandiosa estrutura de ferro removidas, mas também teve as válvulas de contenção roubadas.

A catástrofe foi precipitada pelo desmoronamento da ponte, que não suportou o peso de um caminhão clandestinamente usado para transportar o ferro roubado. Esse incidente lançou mais dúvidas e preocupações sobre a atuação de grupos paramilitares na região. Estes grupos já haviam roubado objetos históricos de valor na área que, outrora, abrigou a Fazenda Imperial de Santa Cruz, sendo um local de importância ímpar para o estado do Rio de Janeiro. Mesmo após a queda da ponte, os criminosos continuaram a saquear o ferro.

A denúncia veiculada pela emissora ressaltou que o colapso da ponte está causando sérias dificuldades para os pescadores locais. O trecho afetado tornou a navegação dos barcos um desafio, prejudicando os meios de subsistência desses trabalhadores há cinco dias.

A Central Logística, vinculada à Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana, tomou conhecimento da situação e dos vídeos que detalhavam o incidente. Uma equipe foi enviada ao local para verificar a ação criminosa. O Grupamento de Policiamento Ferroviário (GPFER) também foi acionado para lidar com o caso.

De forma implacável, os criminosos roubaram peça por peça dos metais, e atualmente, apenas uma pequena fração da estrutura sobrevive no local. A cidade está lidando com sérios problemas causados pela exploração de indivíduos em situação de vulnerabilidade por ferros-velhos ilegais, que lucram com a destruição do patrimônio público e privado. Esse flagelo é praticamente tolerado, afetando bairros em todos os cantos da cidade. Recentemente, um prédio em Botafogo quase explodiu quando a tubulação de gás em funcionamento foi roubada por criminosos.

O DIÁRIO DO RIO frequentemente reporta operações que combatem atividades clandestinas de ferros-velhos, presentes em toda a cidade e que recebem partes desses materiais roubados, que muitas vezes são essenciais para o funcionamento dos serviços básicos. Nenhuma região escapa da atuação desses criminosos, como podemos observar nos bairros Tijuca, Penha, Praça da Bandeira, Flamengo e Centro.

Mais Matérias

Pesquisar...