Search
Close this search box.

Rússia ataca rota vital de exportação da Ucrânia no rio Danúbio

Nesta segunda-feira (24), a Rússia realizou um ataque com drones, destruindo armazéns de grãos ucranianos ao longo do rio Danúbio e ferindo sete pessoas. Esse ataque acontece após a Rússia se retirar do acordo de grãos do Mar Negro, e representa uma expansão dos alvos em sua campanha aérea.

Na semana passada, os ataques foram direcionados principalmente aos portos marítimos de Odesa, mas desta vez, antes do amanhecer, a infraestrutura ao longo do rio Danúbio foi atingida. Essa rota é considerada uma alternativa vital de exportação para Kiev após o fim do acordo de um ano que permitia exportações seguras de grãos ucranianos pelo Mar Negro.

O governador regional Oleh Kiper relatou o ataque em um aplicativo de mensagens Telegram, chamando os agressores de “terroristas russos”. Os contratos futuros globais de trigo e milho registraram fortes aumentos, pois crescem as preocupações de que os ataques russos e o aumento dos combates, incluindo um ataque de drones em Moscou, possam ameaçar as exportações e o transporte de grãos.

Segundo o site de notícias Reni-Odesa, cerca de 15 drones estiveram envolvidos no ataque que destruiu três armazéns de grãos na cidade portuária de Reni, no Danúbio.

Desde a grande invasão da Rússia em fevereiro do ano passado, a Ucrânia tem ampliado suas exportações de grãos por via terrestre para a União Europeia, com cerca de um milhão de toneladas por mês, utilizando portos romenos e a rota fluvial do Danúbio.

A interrupção desse tráfego pode ter impacto significativo no abastecimento internacional de grãos, segundo traders europeus de grãos. O ataque é percebido como uma ameaça à infraestrutura adicional de exportação de grãos ucraniana, e a preocupação é se a Rússia tentará parar completamente a exportação por terra. Autoridades ucranianas ainda não detalharam exatamente os alvos atingidos, mas confirmaram que armazéns que guardavam safras de grãos foram atingidos, além de outros tipos de carga, causando um incêndio.

Mais Matérias

Pesquisar...