Search
Close this search box.

Águas do Rio aplica multas a insulanos

A concessionária Águas do Rio segue dando dor de cabeça aos insulanos. A empresa, que desde o início de setembro realiza obras na região para a instalar hidrômetros externos nas residências, tem sido alvo constante de críticas e diversos moradores denunciam uma série de ações arbitrárias da empresa. 

O processo de substituição dos hidrômetros tem sido controverso na região. Ao longo deste período, funcionários da empresa têm comparecido às calçadas de insulanos e abrem buracos para a instalação dos novos equipamentos. Essa atitude por si só tem gerado críticas pelo fato de que na maioria dos casos é feita sem aviso prévio e que ao final do serviço, nem sempre a calçada é fechada corretamente. 

Tendo este cenário em vista, somado ao fato de que o hidrômetro externo é envolto de um material plástico mais frágil, muitos moradores têm recusado a instalação do novo equipamento. Entretanto, outra surpresa desagradável tem acontecido.  

Leitores relataram ao jornal Ilha Notícias que após terem recusado a instalação do hidrômetro estão sendo multados pela empresa, que alega irregularidades. É o caso de um casal de moradores do Quebra-Coco. Eles contam que no mês de setembro foram autuados em mais de R$ 6 mil após não concordarem com a instalação do hidrômetro no lado de fora da residência. 

— A empresa tem feito tudo de forma completamente arbitrária, sem dar qualquer explicação ou orientação aos clientes. Estão simplesmente aplicando a multa e vendo se cola e alguém paga. Nós, que não concordamos com essa atitude, vamos ter que correr atrás de nossos direitos — explicam. 

O advogado Alan Galdino explica que a aplicação da multa aos consumidores, judicialmente falando, é questionável. De acordo com o advogado, em casos de suspeita de fraude no consumo de água é necessário passar por uma perícia técnica para verificar a possível irregularidade antes de o consumidor ser autuado. 

— Cada caso é um caso, mas nesse tipo de prática o que é recomendado é que o consumidor procure resolver diretamente com a empresa, apresentando uma contestação, antes de levar à esfera judiciária. Mas se levado à Justiça, essa prática pode sim ser vista como abusiva pelo Código de Defesa do Consumidor — explica. 

A concessionária Águas do Rio informa que a substituição dos hidrômetros é necessaria para aferir o consumo de cada edificação e é obrigação prevista no Contrato de Concessão, assim como sua instalação na área externa do imóvel.

Mais Matérias

Pesquisar...