Search
Close this search box.

Laboratório de SP identifica subvariante inédita da Ômicron no mundo

Um laboratório em São Paulo identificou uma nova subvariante da Covid-19 ainda não catalogada, em uma criança de 3 anos.

O novo recombinante da variante Ômicron, são partes das subvariantes BA.1 e BA.2, e foi identificado a partir da coleta de secreção do exame tipo RT-PCR, que aconteceu em fevereiro, na criança que mora na cidade de São Paulo.

“A diferença de variante para recombinante, é que a variantes são novas linhagens. Aqui, não, houve uma mudança de pedaços de RNA viral. Isso quer dizer que uma pessoa foi infectada por BA.1 e BA.2 simultaneamente e em algumas das células infectadas, ao fazer a replicação, houve a mistura os dois genomas”, informou José Eduardo Levi, virologista da Dasa, de acordo com O Globo.

Para uma nova linhagem ser reconhecida pelos órgãos de saúde, é necessário a detecção de outros quatro casos com o mesmo diagnóstico. O virologista acrescenta que não deve inspirar preocupação, pois deve ter a mesma intensidade de sua origem. “Sugere, mas não prova, que essa recombinação pode ter sido ocorrido no Brasil. Claro, temos que esperar. Essa criança pode ter pego de alguém que pegou de alguém e vamos detectando,” diz Levi.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Matérias

Pesquisar...