Alunos de colégio público de Japeri levam ventiladores de casa para aliviar o calor nas salas de aula

Estudantes da Escola Municipal Santos Dumont, em Japeri, na Baixada Fluminense, passaram a levar ventiladores de casa para poder assistir às aulas. O Grande Rio tem registrado temperaturas acima dos 35°C esta semana, e nesta sexta-feira (18) a máxima prevista é de 39°C.

Das 22 salas da unidade, no bairro Vila Central, apenas cinco têm aparelhos de ar condicionado que ligam — e mesmo assim, precariamente. Alunos da tarde dizem que os equipamentos param de gelar a partir da tarde.

A mãe de uma das alunas que levaram ventilador contou que ela chegava em casa todos os dias reclamando do calor. Dizia que suava o tempo todo e que não conseguia prestar atenção.

Aparelhos barrados

Nesta quinta-feira (17), mais crianças levaram ventiladores, mas, de acordo com os responsáveis, responsáveis da prefeitura tentaram impedir as crianças de entrar nas salas.

“Fizeram os alunos passar constrangimento, deixando eles no pátio com o ventilador e tentando impedir as crianças de entrar”, afirmou uma mãe.

Na Escola Municipal Duque de Caxias, também em Japeri, a situação é semelhante. Edilania Monfredo, mãe de uma aluna, contou que a filha passou mal esta semana de tanto calor.

“As crianças estão passando um sufoco por falta de ar-condicionado. Eles estão alternando. Um dia tem, o outro dia não tem. E ela chegou com muita dor de cabeça, eu fui reclamar na escola e mandaram eu procurar a Secretaria de Educação”, disse.

O que diz a prefeitura

Na manhã desta sexta-feira, uma picape com caixas de ventiladores entrou na Santos Dumont.

Bom Dia Rio perguntou se havia previsão para comprar ou consertar os aparelhos, mas não houve resposta.

Mais Matérias

Pesquisar...