Search
Close this search box.

Estátua de Theodore Roosevelt é removida de museu em Nova York após polêmica

Uma estátua do ex-presidente dos Estados Unidos Theodore Roosevelt, que ficou em frente a um museu de Nova York por quase 80 anos, foi removida nesta semana após críticas à sua “imagem racial”, por muitos considerado um símbolo racista.

A escultura, que ficava no Museu de História Natural, mostrava o 26º presidente dos EUA montado em um cavalo com dois homens, um nativo americano e um africano, de cada lado.

Um porta-voz do museu disse à CNN, em um comunicado por escrito na quinta-feira (20), que o processo de remoção da estátua foi “conduzido por especialistas em preservação histórica e aprovado por várias agências da cidade de Nova York”. O processo incluirá a restauração da praça em frente ao museu.

A remoção começou na terça-feira (18) e a escultura foi retirada na quinta-feira, após um processo de um ano e meio.

O museu solicitou pela primeira vez que a estátua fosse removida em junho de 2020, após o assassinato de George Floyd, em Minneapolis, e os protestos globais que se seguiram.

Estátua de Roosevelt se junta a outras

A estátua de Theodore Roosevelt agora se junta a uma série de outros monumentos americanos que foram realocados nos últimos meses. A maioria, se não todas, dessas remoções foram motivadas pelos protestos de 2020.

“A estátua em si comunica uma hierarquia racial que o museu e o público há muito consideram perturbadora”, escreveu a instituição no pedido de junho.

Isso é transmitido na composição da estátua: o homem branco, Roosevelt, está posicionado no centro, à cavalo, enquanto os outros dois homens estão atrás dele, caminhando.

Esse pedido de junho de 2020 foi aprovado pelo então prefeito de Nova York, Bill de Blasio. Um ano depois, a Comissão de Design Público da cidade de Nova York votou por unanimidade para remover e armazenar temporariamente a escultura.

Um novo lar para a estátua foi anunciado em novembro passado: Medora, Dakota do Norte, cerca de duas horas a oeste de Bismarck, na Biblioteca Presidencial Theodore Roosevelt.

A biblioteca, que deve ser inaugurada em 2026, disse em comunicado que chegou a um acordo de empréstimo de longo prazo com a cidade de Nova York.

Desde 1940, a escultura ficava em frente ao museu de Nova York e foi originalmente encomendada para celebrar Roosevelt.

“O museu se orgulha de continuar sendo o local do memorial oficial do estado de Nova York a Theodore Roosevelt”, acrescentou em nota.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Matérias

Pesquisar...