Search
Close this search box.

Máscaras: saiba quais municípios do RJ flexibilizaram o uso do item de proteção contra a Covid

De 19 prefeituras consultadas, 13 afirmaram que, por enquanto, não vão relaxar a medida.

Além da capital, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro só o município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, flexibilizou o uso de máscaras – item de proteção contra a Covid-19. De 19 prefeituras consultadas, 14 afirmaram que, por enquanto, não vão relaxar a medida. Outras três ainda não responderam às consultas do g1 e da TV Globo.

O uso opcional das máscaras em espaços abertos e sem aglomeração foi anunciado pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), na quarta-feira (27), quando um decreto com as novas regras foi publicado. O texto também permitiu o funcionamento de boates, casas de show e pista de dança com público limitado a 50% da capacidade.

Entretanto, a flexibilização só passaria a valer depois que o governador Cláudio Castro (PL) sancionasse e publicasse em Diário Oficial o projeto de lei, aprovado na terça (26) na Assembleia Legislativa, autorizando o governo fluminense e prefeituras a derrubar a obrigatoriedade da máscara.

Duque de Caxias, o único município na Região Metropolitana que, além da capital, também flexibilizou o uso de máscaras, aboliu a regra no início deste mês. O decreto tornava o uso opcional em qualquer situação – diferentemente do Rio, que só permite em espaços abertos e vazios.

  • Resolução para liberar máscaras ao ar livre no RJ é publicada
  • Andar sem máscara na rua já é permitido na cidade do Rio; veja regras

No decreto, o prefeito Washington Reis (MDB) determinou o fim da obrigação na cidade considerando o “alto número de pessoas vacinadas contra o novo coronavírus (Covid-19) no município”. Entretanto, a Justiça estadual derrubou o decreto, justamente porque havia uma medida mais restritiva valendo, determinada pelo governo do estado.

Veja abaixo a lista, por ordem alfabética, de cidades que flexibilizaram ou não o uso de máscaras:

  • Belford Roxo – NÃO
  • Duque de Caxias – SIM
  • Guapimirim – NÃO
  • Itaboraí – NÃO
  • Itaguaí – NÃO
  • Japeri – NÃO
  • Magé – NÃO
  • Mesquita – NÃO
  • Nilópolis – NÃO
  • Niterói – NÃO
  • Nova Iguaçu – NÃO
  • Paracambi – Ainda não respondeu
  • Queimados – NÃO
  • Rio Bonito – Ainda não respondeu
  • Rio de Janeiro – SIM
  • São Gonçalo – NÃO
  • São João de Meriti – NÃO
  • Seropédica – NÃO
  • Tanguá – Ainda não respondeu

Abaixo, veja o que respondeu cada um dos municípios:

Belford Roxo

Duque de Caxias

Guapimirim

Itaboraí

“A assessoria de imprensa da Prefeitura de Itaboraí informa que vai aguardar os resultados da semana epidemiológica. A Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) seguir as recomendações da Secretaria de Estado de Saúde (SES) que será divulgada nos próximos dias em relação os critérios de distanciamento social, ambiente aberto e fechado, percentual de vacinação da população, realização de eventos-teste, além de outros critérios científicos para a flexibilização do uso das máscaras.”

Itaguaí

“O decreto vigente obriga o uso de mascaras.”

Japeri

“Não haverá flexibilização do uso de máscara de proteção facial no município de Japeri neste momento. A Prefeitura informa ainda que não há previsão para a liberação da mesma.”

Magé

“Em Magé, ainda não há decreto de flexibilização neste sentido. Como temos seguido todas as orientações e regras decretadas pelo Estado, então com a publicação estadual, a equipe técnica do município vai se reunir para elaborar o decreto municipal. Até mesmo porque atingimos nesta semana a bandeira verde.”

Mesquita

“O município de Mesquita, desde o início da pandemia, segue as diretrizes do governo estadual nas questões referentes a medidas restritivas e de distanciamento social.”

Nilópolis

“Há 20 dias Nilópolis não registra casos de falecimentos e transferências. A informação é da Secretaria de Saúde, que notificou zero número de pacientes internados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Juscelino Kubitschek, no Centro, transferidos para hospitais fora do município ou falecidos.

O fato é atribuído ao alto percentual de vacinados com primeira e segunda dose na cidade. Há 139 mil 422 pessoas vacináveis no município.

Entre os imunizados com a primeira dose, são 78%. E há 54% de vacinados com a segunda dose ou com a dose única. Esses dados estão no Localiza SUS e já estão defasados porque há um atraso entre a anotação das vacinas e a inclusão no sistema do SUS.

De acordo com a Secretaria de Saúde, se até 18 de novembro a cidade chegar a 70% dos vacinados com a segunda dose, poderá haver a liberação do uso de máscaras em locais ao ar livre.”

Niterói

“A Secretaria Municipal de Saúde de Niterói ressalta que, desde o início de 2020, o município vem adotando medidas com base na ciência e nas melhores experiências internacionais. As medidas sanitárias nos municípios devem ser determinadas por suas gestões, derivadas dos dados e estratégias epidemiológicas que são próprias das regiões.

O decreto n° 14141/2021 do Novo Normal, publicado em Diário Oficial no dia 15/09, suspendeu o uso de máscaras nas areias da praia desde o dia 1º de outubro. A fase 2 está prevista para 1º de novembro e desobriga o uso de máscara em qualquer atividade física ao ar livre.

Para janeiro de 2022, fase 3 do Novo Normal, quando a cidade deve atingir 100% da dose de reforço entre idosos e pessoas imunocomprometidas e a Região Metropolitana II 100% de oferta para população acima de 12 anos, Niterói prevê liberar o uso de máscara em locais abertos (exceto para pessoas pertencentes a grupos de risco para COVID-19 – imunossuprimidos, gestantes e idosos).”

Nova Iguaçu

“A Prefeitura de Nova Iguaçu, neste momento, não pretende flexibilizar o uso de máscaras na cidade.”

Paracambi

Queimados

Rio Bonito

São Gonçalo

“A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo informa que ainda não flexibilizou o uso de máscaras.”

São João de Meriti

“A Prefeitura de São João de Meriti, por meio da Secretaria de Saúde, informa que, por enquanto, segue sem flexibilizar o uso de máscaras, sendo o equipamento de combate à covid-19 ainda obrigatório, tanto em locais abertos quanto fechados. Estamos analisando o cenário epidemiológico, tomando como base a cobertura vacinal na cidade e o percentual de internações no Hospital Municipal para possíveis mudanças quanto ao uso da máscara.”

Seropédica

Tanguá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Matérias

Pesquisar...