Equipes da Prefeitura do Rio de Janeiro fizeram 736 autuações na sexta-feira, 26, primeiro dia da antecipação de feriados para conter o agravamento da pandemia da covid-19. As penalidades incluíram multas e interdições a estabelecimentos, infrações sanitárias, multas de trânsito, reboques e apreensões de mercadorias, todas de pessoas que desrespeitaram as restrições decretadas no município.
Foram aplicadas 186 multas a bares, restaurantes e ambulantes, e 11 estabelecimentos foram fechados por desrespeitarem as regras de funcionamento determinadas pelo decreto.
As medidas restritivas, que valem até 4 de abril, determinam o fechamento de serviços considerados não essenciais, incluindo a proibição do atendimento presencial em bares, lanchonetes, restaurantes e quiosques.
As praias já estavam sob restrições desde o fim de semana anterior, sendo permitido apenas exercícios individuais e banho de mar, sem poder permanecer na faixa de areia.
Em nota distribuída pela Prefeitura, o secretário municipal de Ordem Pública, Brenno Carnevale, informou que houve redução na circulação de pessoas pela cidade no primeiro dia de feriadão para controle da pandemia, mas que as equipes continuarão nas ruas para fiscalizar o cumprimento das medidas determinadas pelo decreto.
A operação de sexta-feira teve participação de agentes da Secretaria Municipal de Ordem Pública, Guarda Municipal, Instituto Municipal de Vigilância Sanitária e Polícia Militar.