Search
Close this search box.

Cientistas, que também são mães, criam grupo para enfrentar emergência climática

Mães e cientistas, as fundadoras do Science Moms se uniram com o mesmo propósito: chamar atenção para a emergência climática que pode afetar diretamente o futuro dos próprios filhos e o de todas as pessoas que ainda estão por vir. Pesquisadoras voltadas para estudos climáticos, as seis mulheres responsáveis pelo projeto têm como objetivo divulgar informações didáticas e confiáveis sobre as mudanças climáticas que têm mostrado impactos preocupantes em todo o mundo.

“Somos um grupo de cientistas do clima e mães que se preocupam profundamente com o planeta que nossos filhos herdarão”, explica o site do grupo. “Juntas, pretendemos desmistificar a mudança climática, falar honestamente sobre como ela afetará nossos filhos e dar às mães os fatos de que precisam para agir.”

Além da comunicação via site e redes sociais, como Instagram (@science_moms), Facebook (@joinsciencemoms) e Twitter (@joinsciencemoms), as Science Moms planejam atingir outras mães preocupadas com a situação do planeta também por meio de publicidade de larga escala na televisão norte-americana.

Dra. Emily Fischer, por exemplo, é cofundadora do grupo Science Moms e cientista atmosférica da Colorado State University, nos Estados Unidos.

Em um vídeo de 90 segundos chamado “For Our Daughters” (“Pelas Nossas Filhas”, em tradução livre), um depoimento emocionante da Dra. Emily aparece junto a imagens das duas filhas da cientista se divertindo ao ar livre.

Contudo, em alternância aos momentos felizes perto da natureza, cenas de desastres naturais também aparecem com o papel de promover a conscientização.

Reprodutor de vídeo de: YouTube (Política de Privacidade, Termos)

“A partir do momento em que você tem um filho, você quer fazer tudo o que puder para protegê-lo”, diz ela durante o vídeo. “Acho que nossa ação sobre as mudanças climáticas não é diferente; é apenas uma extensão de ser mãe.”

Em entrevista ao site Mashable, a Dra. Fischer lembrou a ameaça do incêndio em Cameron Peak, no Colorado, em agosto de 2020, do qual sua família teve que fugir durante uma caminhada. Em outubro, o incêndio havia se tornado o maior da história do estado.

Embora estivessem seguros, a fumaça do incêndio permaneceu por meses no ar da vizinhança. As filhas ficavam perguntando: “Podemos sair hoje?”. E, apesar de a Dra. Fischer estudar as mudanças climáticas e os incêndios florestais, ela precisou lutar para equilibrar a segurança das crianças o próprio bem-estar emocional.

As seis cientistas fundadoras do Science Moms

Tanto o site das Science Moms, quanto as redes sociais do grupo abordam mitos básicos sobre as mudanças climáticas — como a ideia de que os estudos não apontam para uma “ciência estabelecida” e de que se trata de um fenômeno natural — e oferecem recomendações de livros para crianças e mães.

Já os vídeos da iniciativa incluem narrativas comoventes em primeira pessoa, como as do Dr. Fischer e as da Dra. Melissa Burt, além de explicações animadas que fornecem introduções curtas à ciência e a soluções climáticas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Matérias

Pesquisar...