A Agência Nacional de Transportes Terrestres vai realizar, nesta sexta-feira, 15, audiência pública virtual para colher sugestões para uma nova concessão: a do Sistema Rodoviário Rio de Janeiro-Governador, numa extensão total de quase 730 quilômetros. A nova concessão inclui o trecho da BR-116 hoje operado pela CRT – Concessionária Rio Teresópolis (com extensão de 146,3 km entre Além Paraíba /MG – Teresópolis/RJ – BR-040/RJ em Duque de Caxias/RJ) e também o Arco Metropolitano do Rio de Janeiro ((BR-493/RJ), com uma extensão de 101,6 km em dois segmentos: o primeiro entre o Porto de Itaguaí e a BR-040/116/RJ e o segundo entre a BR-101/RJ (Manilha) até a BR-116/RJ.
No Rio de Janeiro, a concessão inclui ainda um trecho da BR-116/RJ, na Via Dutra, com extensão de 46,6 km, do entroncamento com a BR-101 (Trevo das Margaridas) até o entroncamento com a BR-465/RJ; e um trecho de 22, 8 km da BR-465/RJ, entre a BR-116/RJ (Dutra) e a BR-101/RJ (Avenida Brasil). “Trata-se de uma concessão estratégica para o desenvolvimento do nosso estado e que merece atenção de toda a sociedade, em especial, das autoridades estaduais e também dos gestores dos municípios mais diretamente envolvidos. Há uma expectativa do Ministério da Infraestrutura de grandes investimentos e também de tarifas menores de pedágio”, afirmou o deputado federal Hugo Leal, integrante da Comissão de Viação e Transportes, que acompanha de perto os processos de concessão.
De acordo com a ANTT, os investimentos na concessão são estimados em R$ 8,8 bilhões e têm como principal objetivo possibilitar melhorias e ampliações de capacidade que melhorem a qualidade e a segurança para os usuários das rodovias. O sistema rodoviário tem grande importância para os Estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais, pois permite a integração da região metropolitana do Rio de Janeiro, a conexão ao Porto de Itaguaí (RJ), o contorno da Baía de Guanabara, a ligação à região dos Lagos e ao norte do Rio de Janeiro, além de ser rota para a região Nordeste do Brasil.