Da mesma forma como a reabertura da Casa de Saúde Nossa Senhora da Piedade causou comoção na cidade, a repercussão sobre a divulgação da paralisação das obras provocou espanto e questionamentos da população.
O prefeito Rafael Tubarão se pronunciou através de suas redes sociais particulares na noite da última terça-feira (25):
“O que me entristece são pessoas da cidade lutando contra o próprio município. É isso que a gente não consegue entender. Impetraram na justiça uma ação popular contra a obra da Casa de Saúde e fomos surpreendidos com o embargo da obra. Tinha um processo tramitando pela Procuradoria, mas já entregamos toda documentação ao Iphan, para que a obra continuasse”, explicou o prefeito Rafael Tubarão.
Sonho antigo da população mageense, a unidade será referência em saúde na região com 100 leitos para emergência e atendimento clínico, 4 centros cirúrgicos, 4 CTI’s e maternidade.
“Não temos um local com a estrutura que tem a Casa de Saúde. Nós arrecadamos a unidade que não custou nada ao município. Pegamos um prédio sucateado e abandonado, o local tinha virado um ponto de venda de drogas e prostituição. As obras estão bem avançadas, com instalações novas e agora a obra está paralisada, mas vou lutar na justiça para entregarmos esse legado aos mageenses”, frisou Tubarão.
De acordo com a decisão judicial que determinou a paralisação não haveria autorização do IPHAN para qualquer intervenção no bem e que há menção de que as intervenções efetuadas poderão causar danos irreversíveis ao Casarão, de forma contrária à manifestação da Defesa Civil.
A Procuradoria-Geral do Município de Magé descreve que apesar do imóvel onde estava sendo realizada a obra não possuir qualquer tombamento e estar fora dos limites do sítio arqueológico, o Judiciário determinou a interrupção das obras que estavam sendo realizadas.
Em consulta ao site do Iphan não consta qualquer registro de tombamento do imóvel, muito pelo contrário, o processo se apresenta como indeferido. E apesar de se estar fora da área do sitio arqueológico, o Município já encaminhou ao Iphan diversas documentações apresentando o que se pretende realizar e demais documentos. Além do mais, as intervenções realizadas pelo município são de baixo impacto e, portanto, não causam qualquer risco de dano ao casarão histórico, como faz prova relatório da Secretaria Municipal de Defesa Civil, em vistoria realizada juntamente com representantes do Iphan e da Secretaria Municipal de Habitação e Urbanismo”, complementa o órgão municipal.
Arrecadação da Casa de Saúde
A Casa de Saúde Nossa Senhora da Piedade, unidade particular conveniada, foi arrecadada pelo Executivo municipal após ter sido fechada em 2010, e passados 10 anos foi decretado o abandono do local através de medida judicial.
No dia 9 de junho de 2020, data que marcou o 455º aniversário de Magé, o prefeito Rafael Tubarão anunciou a arrecadação do imóvel onde funcionava a antiga Casa de Saúde Nossa Senhora da Piedade, inaugurada em 1968 pelo médico Olber Loures.
Histórico
O hospital foi referência na região, com instalações em quatro pavimentos em uma área construída de aproximadamente 5.000m², funcionando com pronto socorro, maternidade, centro cirúrgico e especialidades. Após o fechamento, todo o registro histórico foi perdido pelas gestões da época, mas muitos mageenses possuem uma memória afetiva por terem nascido no local e já pediam pela reativação da Casa de Saúde.