SETEMBRO AMARELO: MAIS UMA UNIDADE DE SAÚDE REALIZA AÇÃO DE COMBATE AO SUICÍDIO

O mês de Setembro está chegando ao fim e a Campanha Setembro Amarelo continua, desta vez a Unidade de Saúde da Família do Britador, localizada no distrito de Santo Aleixo realizou uma mobilização na última sexta-feira (25) com assistidos e funcionários da unidade.

Problemas como estresse, depressão, uso descontrolado de substâncias químicas e até mesmo o assédio em função do bullying, podem gerar grandes abalos para a saúde mental de um indivíduo. E por isso que campanhas como o Setembro Amarelo, que tem como objetivo a prevenção de suicídios, estão sendo incentivadas entre os assistidos e funcionários.

Foram realizadas dinâmicas em grupo, utilizando balões com a cor amarela, símbolo do mês de combate ao suicídio, para explicar a importância do combate, e que o suicídio não é a forma de resolver o problema, que deixará sequelas para toda a família.

Segundo o supervisor da USF Britador, Breno Bastos “neste período de pandemia nunca foi tão importante falar de Saúde Mental abordando além do suicídio e diversos outros temas. Realizamos a introdução do tema, dinâmica com a psicóloga, momentos de reflexão e leitura de um lindo texto feito pelo agentes comunitários dedicado aos assistidos. Com simples ações pudemos impactar e ajudar pessoas a superarem as suas maiores dores e mostrar a eles que o problema não é maior que a vida. Evitar o suicídio é o nosso principal objetivo já que a prática tem crescido durante o isolamento social”, explicou.

Na unidade mais de 3 mil pessoas são assistidas, mas devido a pandemia a ação foi realizada com um grupo de 34 pessoas entre pacientes e profissionais de saúde, evitando assim as aglomerações. Testemunhos de depressão, abusos, ansiedade e emoções reprimidas puderam ser compartilhadas durante a ação e mais três assistidos da unidade foram encaminhados para a Rede de Saúde Mental – CAPS do município para tratamento especializado com psicólogos.

Mais Matérias

Pesquisar...