O Brasil já registra 218 shoppings centers reabertos em 90 cidades de 14 estados, de acordo com balanço divulgado nesta terça-feira (2) pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce). O número representa 38% do total de 577 estabelecimentos desse tipo no País.
Segundo o balanço, o estado com o maior número de shoppings reabertos é São Paulo (38), seguido por Rio Grande do Sul (36), Paraná (35) e Santa Catarina (24). Confira a lista de shoppings reabertos por estado:
. São Paulo: 38
. Rio Grande do Sul: 36
. Paraná: 35
. Santa Catarina: 24
. Distrito Federal: 20
. Minas Gerais: 14
. Espírito Santo: 10
. Goiás: 10
. Amazonas: 10
. Rio de Janeiro: 8
. Mato Grosso do Sul: 6
. Bahia: 3
. Maranhão: 2
. Mato Grosso: 2
Até meados de abril, todos os 577 shoppings do País permaneciam fechados por meio de decretos municiais e estaduais na tentativa de conter o avanço do coronavírus.
Protocolo de reabertura
O protocolo de reabertura dos shoppings prevê retomada parcial dos serviços e lojas, com exceção dos cinemas, entretenimento e atividades de lazer para crianças.
A Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) e a Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping) desenvolveram uma lista de recomendações para os estabelecimentos, lojistas e clientes nos locais em que a reabertura for autorizada pelas prefeituras e governos estaduais.
Dentre as recomendações, os shoppings devem evitar oferecer o serviço de valet e também recomenda que os estabelecimentos não promovam evento de reabertura. Entre outras recomendações, o protocolo recomenda:
. funcionamento em horário reduzido; observar a separação e distanciamento das mesas, tanto das praças de alimentação como dentro dos próprios restaurantes, reduzindo o número de cadeiras;
. Uso de máscaras por funcionários e lojistas;
. home office para funcionários que estejam no grupo de risco;
. uso de termômetros manuais para aferir temperatura de funcionários e clientes e identificar sintomas de gripe;
. incentivar uso de máscaras pelos consumidores e frequentadores;
. evitar provas de peças de vestuário;
. reforçar a frequência da higienização das áreas comuns e das superfícies de grande contato, como painel de elevadores, corrimãos e escadas rolante;
. controlar o acesso de clientes estabelecendo e isolar áreas do shopping para dimensionar fluxo de pessoas;
. reduzir as áreas de estacionamento para melhor coordenar o fluxo;
. expor informações claras sobre a quantidade máxima de clientes nas lojas conforme a metragem do estabelecimento;
. mapear a distância mínima entre clientes nas filas dos caixas por meio de adesivos no piso;
. instalação de placas de acetato nos caixas com abertura inferior para a cobrança em papel moeda e máquinas de cartões devidamente higienizadas.